Terapia familiar*, Flávio Carvalho

Nos últimos anos, a literatura e a terapia voltada para a família crescem rapidamente que é até muito difícil nos mantermos atualizados. A família ganhou enorme importância na psicopatologia das crianças e dos jovens, a literatura a respeito do assunto cresceu muito nos últimos anos. Muito se fala hoje em dia de terapia de grupo, terapia de casal, terapia familiar. Há tratamento de família com um, dois ou três terapeutas.

É importante que entendamos que o termo "terapia familiar" não é um arranjo técnico-terapêutico único e preciso. Ele compreende uma série de métodos diferentes, mas todos estes métodos possuem o mesmo objeto e finalidade. O objeto é sempre um conflito familiar, e a finalidade é a de resolver o conflito, se não completamente, pelo menos em parte, ou oferecendo algum alívio e suporte.

Segundo Ackman, um dos pioneiros americanos no campo da terapia familiar, o tratamento deve ser orientado pelo problema que se apresenta, ou seja, pela demanda e não pela técnica. Por isso a importância de uma equipe multidisciplinar, vários terapeutas, várias técnicas trabalhando juntas, com o mesmo objeto e finalidade. Dentro desta equipe multidisciplinar pode se incluir a figura do religioso, o padre, o pastor, o bispo. Pode muito a religião contribuir neste processo terapêutico familiar, pois a maioria dos religiosos tiveram um preparo ou treinamento para trabalhar com as famílias de sua comunidade. Mister se faz, que a família em dificuldades procurem estes religiosos, que a família vá até o encontro destes religiosos para que juntos exercitem a fé, que já é comprovada cientificamente beneficiária na recuperação de enfermos e de doenças. A fé racional, equilibrada e bem orientada somente ajudará em qualquer processo terapêutico familiar.

*Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com

Comentários