Votuporanga sediará 1º Seminário de Educação do Noroeste Paulista

Educadores de toda a região se preparam para participar em julho do 1º Seminário de Educação da Noroeste Paulista. O encontro, que deve reunir importantes nomes da área da educação, será sediado em Votuporanga nos dias 10 e 11 de julho com organização do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo - ADE Noroeste Paulista em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Votuporanga, AMA- Associação dos Municípios da Araraquarense e Unifev - Centro Universitário de Votuporanga.
Sob o tema “Aprendizagem com melhores resultados em sala de aula”, o 1º Seminário de Educação do Noroeste Paulista terá uma ampla programação de palestras, mesas redondas e exposição de cases de sucesso. As atividades serão realizadas em dois ambientes: no salão do Votuporanga Clube (palestras e mesas redondas)  e no Campus Norte da Unifev (almoço e Exposição “Boas Práticas em Sala de Aula”).
A previsão é reunir mais de 1 mil educadores, entre dirigentes municipais de ensino, professores, coordenadores, diretores e assessores pedagógicos dos municípios que integran o ADE Noroeste Paulista. Considerado um seminário de formação continuada, os participantes serão certificados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
A coordenadora geral do Arranjo e Secretária Municipal da Educação de Votuporanga, Sílvia Cristina Rodolfo, destaca a importância e a grandiosidade do evento. “É comum ver encontros deste porte apenas em grandes centros, por isso queríamos promover algo local, que discutisse questões ligadas à educação e à realidade do interior paulista. A programação deverá contar com grandes nomes do cenário educacional e também terá a exposição de casos de sucesso envolvendo escolas da região”.
O evento foi elaborado para oferecer formação continuada e atualização em tecnologias educacionais ampliando a oportunidade para que todo aluno da região realize a aprendizagem na idade certa. “É um esforço coletivo, que envolve uma colaboração intermunicipal para desenvolvermos a educação em território regional”, observa Silvia Rodolfo.
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo é integrado por 48 municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, com o interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede,  trocar experiências sobre questões educacionais e fomentar a cooperação entre os municípios para a implementação das ações do PAR (Plano de Ação Articulada), estabelecendo uma colaboração horizontal e intermunicipal, e uma colaboração vertical entre os entes federados,  com o propósito de elevar qualitativamente a Educação num território regional, com o apoio das instituições parceiras.
Municípios integrantes do ADE Noroeste Paulista  
Entre os municípios que já confirmaram presença estão Álvares Florence, Américo de Campos, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Indiaporã, Jales, Magda, Meridiano, Monções, Nhandeara , Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Olímpia, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Riolândia, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul , Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João do Iracema, Sebastianópolis do Sul, Três Fronteiras, Tanabi, Valentim Gentil e Votuporanga.

Comentários