Gestante precisa exercitar-se nas estações frias



Chega a temporada do frio e, com ela, a tendência das gestantes é diminuir as atividades físicas, o corpo fica retraído e consome-se alimentos mais calóricos. Mas, é preciso ter coragem para mexer-se, com o objetivo de ter uma gravidez mais saudável, engordar menos e ficar livre dos incômodos inchaços.
A fisioterapeuta Vanessa Marques (foto) lembra que, quando fica parada, a grávida aumenta ainda mais as dores nas costas, que já são comuns por causa do peso da barriga e da mudança de postura. A circulação também fica prejudicada, favorecendo os inchaços, principalmente das mãos e dos pés. Sem falar no risco de engordar, já que, além de ingerir comidas mais calóricas, ainda não se queima essas calorias adicionais.
Mas também vale lembrar que a gravidez deve ser um período agradável para a mulher, e não de sacrifícios. Por isso, ela dá dicas simples, que podem evitar todos esses problemas sem muito esforço.
- Alongamentos: Rotação dos ombros para trás, cinco vezes; Girar a cabeça para a direita e para a esquerda, procurando encostar as orelhas nos ombros; depois pra frente, encostando o queixo no peito, cinco vezes cada movimento; Esticar o braço e fazer rotação com os punhos. Cinco vezes para o lado direito e cinco vezes x para o lado esquerdo.
Atividades Aeróbicas (sempre com autorização do obstetra): Caminhadas leves; Hidroginástica. Atividades funcionais e
Postura: Sentar e levantar corretamente, além de procurar não ficar com o corpo retraído, que é a tendência devido o frio. Quando estiver deitada evitar dar o impulso com o corpo de frente, e sim, girar o tronco para o lado, colocar os pés para fora da cama e apoiar os braços e, só depois então, levantar.
- Exercício respiratório: O simples ato de puxar o ar pelo nariz e soltar tranquilamente pela boca já vai facilitar as trocas gasosas. Ou seja, respira tranquilamente.
Com essas dicas de Vanessa, a gestante com certeza vai atravessar as estações frias com conforto e ter uma gravidez bem mais saudável.
Vanessa Marques: Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Fisioterapia hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Mestranda em Obstetríca (UNIFESP).

Comentários