Urânia realizou o curso de sangria de seringueira


 
Com base na ascensão do mercado de borracha natural e na renda alternativa, a Prefeitura Municipal de Urânia, em parceria com a Casa da Agricultura, a Central das Associações do Município de Urânia (CAMU) e o Sindicato Rural de Jales/SENAR, promoveu nos dias 28, 29 e 30 de abril, o curso de Sangria de Seringueira. A ideia foi de apoiar o cultivo da cultura, por meio da formação dos profissionais envolvidos na extração do látex, que nesses últimos anos houve um incrementos de 220 hectares, totalizando assim 320 hectares de área plantada no município.
O curso que teve a participação de 15 trabalhadores, foi proferido pelo engenheiro agrônomo Newton Fábio Teixeira, instrutor de curso do SENAR, direcionado para pequenos produtores e trabalhadores rurais que atuam diretamente no cultivo da borracha, com o objetivo de ensinar as técnicas apropriadas na sangria da seringueira.
Nos três dias de treinamento, os participantes da capacitação aprenderam gratuitamente sobre a anatomia da Seringueira, os tipos de corte e como são feitas as marcações da linha de corte e a colocação do equipamento de sangria na árvore.
Ainda durante o treinamento, foram ensinadas técnicas para coletar e armazenar o látex, identificar doenças e fazer a avaliação do seringal.
 

Comentários