PF e PM Ambiental deflagram operação conjunta em Ilha Solteira (SP)





Policiais Federais de Jales e policiais ambientais que atuam na região de Ilha Solteira (SP) deflagraram na manhã desta sexta-feira (04/04) a Operação Carapuça que tem como objetivo coibir a pesca ilegal nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
Aproximadamente 30 policiais, entre federais e ambientais, deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão na região  conhecida como bairro do Porto em Ilha Solteira. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Andradina-SP.
R.M.S., pescador profissional, é um dos principais suspeitos da prática de pesca ilegal na região e também é considerado o maior comerciante de pescado obtido de forma ilegal na área restrita à pesca. A pesca na região próxima às turbinas de geração de energia da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é proibida por questões de segurança e de proteção à procriação dos peixes.
Na residência de R.M.S. os policias apreenderam diversos petrechos utilizados na pesca ilegal, além de dezenas de redes e arpões. O principal suspeito foi flagrado diversas vezes por câmeras de monitoramente no ano de 2012 e 2013. Ele praticava a pesca ilegal em área proibida e para tal cooptava menores e ajudantes. Em várias ocasiões, com o objetivo de dificultar sua identificação, ele utilizava capuz ou toucas ninjas durante a prática do crime. Tudo foi registrado pelas câmeras da Usina.
O barco utilizado por ele bem como o motor de popa de 40 HPs também foi apreendido. Uma busca minuciosa foi realizada em sua residência com o objetivo de encontrar outros produtos relacionados com a pesca ilegal. Nos outros locais das buscas, várias redes de pescas e petrechos utilizados na pesca degradante também foram apreendidos. Alguns pescadores foram surpreendidos pescando ilegalmente no momento da deflagração da Operação Carapuça. Eles foram autuados e tiveram barcos, motores, redes e pescados apreendidos.
Os investigados na Operação responderão pelo crime do artigo 34 da Lei 9.605/98 (Lei de crimes ambientais). Os objetos e bens apreendidos ficarão à disposição da Justiça Federal.
A Polícia Federal também atua na repressão aos crimes ambientais e a parceria com a Polícia Militar Ambiental é de fundamental importância na identificação e posterior punição dos pescadores e ou caçadores que insistem em praticar crimes ambientais como os que foram investigados na Operação deflagrada na data de hoje.
 


Comentários