Inscrições para o Curso de Pedagogia da Terra começam hoje

Começam hoje, 22 de abril, as inscrições para a segunda turma do curso de licenciatura em Pedagogia da Terra destinado a assentados, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O regulamento completo do processo seletivo para o curso de licenciatura em Pedagogia da Terra está disponível nos endereços eletrônicos www.ufscar.br e www.vunesp.com.br, onde podem ser feitas as inscrições até o dia 30 de maio.




Serão oferecidas 60 vagas, com início das aulas no segundo semestre. O processo seletivo é composto de prova objetiva e redação, que serão realizadas no dia a 19 de julho, na UFSCar, em São Carlos (SP). A divulgação dos resultados (convocados em primeira chamada e lista de espera) está prevista para o dia 04 de agosto, sendo que a matrícula deverá ser feita em 18 de agosto. Haverá divulgação dos convocados em segunda chamada no dia 19 de agosto, sendo que estes deverão fazer a matrícula nos dias 20 e 21 de agosto.

Os educadores formados em Pedagogia da Terra estarão habilitados a dar aulas em educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA). A primeira turma concluiu o curso em 2011. Dos 41 educadores formados, a maioria trabalha atualmente na área de educação, em instituições públicas e privadas.

O Pronera – O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária foi criado em 1998 e oferece cursos que vão desde a alfabetização de jovens e adultos até o ensino superior e pós-graduação. Para adequar o programa à realidade dos assentados, tem sido adotada uma metodologia conhecida como Pedagogia da Alternância, em que o educando desenvolve parte de suas atividades na escola e parte na sua comunidade de origem. Com isso, preserva-se o vínculo com os assentamentos rurais.



Comentários