Exemplificação

Adelvair David

A educação no seu aspecto de transferência de conhecimentos geralmente é oferecida pela escola ou por outra instituição apropriada para este fim, porém, existe uma que não pode ser transferida, ensinada, embora seja comum ouvir-se dizer o contrário, é a chamada educação moral.
Este tipo de educação é bastante controversa e não há um só país onde elas se concordem plenamente, atendendo a costumes milenarmente transferidos de homem a homem.
Se, no que se refere à aquisição de conhecimentos todos podem de alguma forma ensinar, a educação moral não se concretiza apenas com o passar de informações. É fácil observar-se na sociedade pais bons terem filhos maus e pais ruins terem filhos bons, numa clara demonstração, no nosso entendimento, que há no ser humano uma bagagem que extrapola a vida presente tendo raízes no passado. Os pais ou responsáveis, apenas auxiliam, conduzindo para que o espírito modifique suas tendências negativas e melhore as positivas, promovendo assim o progresso do "ser" sob a sua guarda temporária.
Mas, se não concordam na forma, no fundo um só meio há de auxiliar-se alguém a adquirir valores morais, é a exemplificação. Como a humanidade goza de uma característica comum, que é a imperfeição, as palavras acabam por não surtir efeito positivo naquilo que se objetiva, pois conclui-se, a princípio, que seres imperfeitos não poderiam ensinar conceitos perfeitos, portanto a educação moral seria sempre falha. Entendemos ainda que o homem faz leitura de alma do seu igual, e muitas vezes as palavras ficam então sem crédito. Desnudando os fariseus disse Jesus: vocês são sepulcros caiados, belos fora e cheios de podridão.
A exemplificação é forma eficaz de oferecer o que se deseja que o outro receba. Os bons homens da humanidade ensinaram muito mais exemplificando do que falando. Mesmo imperfeito, se o homem estiver procurando viver vida digna, não necessitará dizer muito, sensibilizará o coração com quem convive, motivando-o a mudar a maneira de pensar, de agir e de proceder, para melhor.
Falar de amor é fácil, os poetas inebriados pelo luar prateado cantaram trovas de belíssimas construções, mas, somente Ele, o generoso Senhor luarizou as noites escuras das almas sofredoras dando-lhes vida, e vida plena, como o faz até os nossos dias.
EXEMPLIFICA O BEM E O AMOR NASCERÁ EM TODA PARTE.

Comentários