Varizes Pélvicas

Dores no abdômen, próximo ao útero e da bexiga, sensação de peso nas pernas antes da menstruação, cólica forte, incômodos durante e após as relações sexuais- estima-se que 20% das queixas das mulheres em consultas ginecológicas, estão relacionadas a estes sintomas.

Devido a dificuldade no diagnóstico, esse quadro de desconforto pélvico pode prolongar por meses ou anos, escondendo uma disfunção ainda pouco conhecida, mas que trás uma diminuição significativa na qualidade de vida na mulher – as varizes pélvicas.

"As varizes pélvicas são veias dilatadas, como as que ocorrem nas pernas, mas localizadas dentro do abdômen, próximas aos órgãos pélvicos como o útero, os ovários e a bexiga", explica o médico cirurgião vascular do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Dr. Marcio Miyamotto.

O problema é causado principalmente em mulheres com antecedente de duas ou mais gestações. Isso acontece porque durante este período ocorre uma sobrecarga hídrica nas veias ovarianas, provocando lesões nas válvulas e a dilatação de vasos sanguíneos.

A presença das varizes provocam sintomas como dor ou desconforto pélvico – na parte baixa do abdômen, e com sensação de peso. A dor inicia dias antes do período menstrual e passa quando vem a menstruação. E pode também piorar no final do dia ou após longos períodos em pé. "Pela proximidade com a bexiga, as varizes pélvicas podem inclusive acarretar sintomas que podem confundir-se com infecções urinárias", relata o médico.

Diagnóstico e Tratamento – Quando existe a suspeita, exames complementares devem ser realizados para confirmar a presença das varizes pélvicas e também investigar a sua causa. A investigação pode ser realizada através de ultrassonografia, ecodoppler, tomografia computadorizada, ressonância magnética e flebografia.

Após a avaliação completa de cada caso, é definida a sequência lógica de tratamento realizada através de técnicas minimamente invasivas - sem a necessidade de incisões (cortes). O tratamento utiliza técnicas avançadas de cateterismo. "Através de uma simples punção, é possível realizar o tratamento das varizes pélvicas por meio de embolizações e também tratar a causa das varizes com a utilização de stents vasculares", explica o médico.

O período de recuperação da cirurgia é rápido, já que é realizado sem a necessidade de incisões e sob anestesia leve. Os benefícios são visíveis em poucos dias com alívio muito importante dos sintomas na grande maioria dos casos. "Para que tenhamos um resultado adequado é imprescindível uma avaliação completa e acompanhamento com o ginecologista para descartar outras causas possíveis de dor pélvica crônica", orienta o especialista.

Apesar de existirem poucas complicações relacionadas a essa modalidade de tratamento minimamente invasiva, algumas podem ser graves, portanto a mesma deve ser realizada por cirurgiões vasculares e endovasculares devidamente titulados e capacitados.

Comentários