Grêmio em Ação: alunos apresentam projetos empreendedores


Alunos das escolas estaduais de
 Fernandópolis acompanhados por professores
Nesta semana, alunos das escolas EE Afonso Cáfaro; EE Antonio Tanuri; EE Armelindo Ferrari; EE Carlos Barozzi; EE Fernando B. Lima; EE Joaquim Antonio Pereira; EE José Belúcio; EE Líbero de Almeida Silvares; EE Maria Conceição Basso e EE Saturnino Leon Arroyo apresentaram na ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) projetos empreendedores.
Os trabalhos desenvolvidos fazem parte do projeto “Grêmio em Ação” que tem o objetivo de orientar o exercício de práticas solidárias, sustentáveis, de cidadania e protagonismo juvenil. Por isso, os alunos são estimulados a implementarem projetos, realizar pesquisas e solucionar problemas de modo a desenvolver o potencial criativo de forma compartilhada.
De acordo com a professora coordenadora de núcleo pedagógico, Ellen Cláudia Doretto, os projetos desenvolvidos pelos alunos são importantes por engajar os estudantes em ações realizadas na escola e também na comunidade. Para Ellen, a participação dos empresários no projeto é de extrema importância. “Acredito que com o apoio dos empresários de Fernandópolis os alunos se sintam fortalecidos e beneficiados no desenvolvimento do protagonismo juvenil e no comprometimento social. Temos boas ideias, o que nos falta é o patrocínio para coloca-las em prática”, destacou Ellen.
Segundo o presidente da ACIF, Carlos Takeo Sugui, a apresentação foi surpreendente e a troca de experiências entre empresários e estudantes é um processo enriquecedor para ambos. “É muito importante que os empresários estejam abertos a participarem de projetos de empreendedorismo e outras ações que envolvam contato com a comunidade. Alunos incentivados, hoje, serão grandes empresários no futuro”, ressaltou Carlos Sugui.
Aos empresários que se interessam em apoiar as ações de empreendedorismo, basta entrar em contato com as escolas e conhecer de perto as ações que são realizadas.                                        
Projetos apresentados    
Escola Afonso Cáfaro: desenvolve o Projeto “#movimentopenochao”. Tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso indevido do álcool na infância e na juventude, pois atua negativamente no desenvolvimento físico e intelectual.
Escola Carlos Barozzi: realiza durante todo a ano letivo, o Projeto “Educação Ambiental”. O objetivo é fortalecer atitudes e valores que propicie o desenvolvimento integral do ser humano.
Escola Fernando Barbosa Lima: realiza durante o mês de maio o Projeto “ Minha mãe, meu tesouro”. O foco é resgatar os valores, bom relacionamento entre mãe e filho e valorização da família, que culminou com confraternização na escola.
Escola Joaquim Antonio Pereira: realiza durante todo o ano letivo, o Projeto “Verde que te Quero Verde”. Incentiva a mudança de posturas e hábitos para proteger o meio ambiente, em casa, na escola e na sociedade, assim diminuir a produção de lixo além de implantar ações de reaproveitamento e reutilização do lixo produzido na escola.
Escola José Belúcio: realiza o Projeto “Teatro em Cena”. A ação tem como objetivo o protagonismo juvenil, pois desenvolve a competência leitora e escritora, além da disciplina e responsabilidade dentro do contexto escolar.
Escola Maria Conceição Basso desenvolve o projeto “Horta Suspensa”. Promove pesquisas, debates e envolve os alunos em atividades de questões ambientais e nutricionais.
Escola Armelindo Ferrari realiza o projeto “Semana Cultural” com o incentivo a leitura e ao conhecimento, resgatando a cultura local e regional.
Escola Saturnino desenvolve o projeto Rádio Escola com o objetivo de fortalecer a interação e comunicação entre os alunos. 
Foto: alunos.jpeg


Comentários