Governo estadual reúne interessados na contratação da pessoa com deficiência


Na tentativa de aumentar a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, o Governo do Estado de São Paulo promove um encontro de empresários no Palácio dos Bandeirantes. O evento acontece na próxima segunda-feira (17), a partir das 9h.
Como é feita a inclusão do trabalhador, quais são as principais dificuldades encontradas na contratação, os principais obstáculos que a pessoa com deficiência enfrenta no trabalho, o cumprimento da Lei de Cotas. Essas são algumas das perguntas respondidas durante o evento, organizado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF).
O encontro terá a abertura do secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais, e contará com a participação da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Batistella, e da supervisora do PADEF, Marinalva Cruz (foto). A presença do governador é aguardada.

Além das autoridades, um empresário e uma pessoa com deficiência prestarão depoimentos a respeito da integração do empregado no ambiente de trabalho. “Atualmente, notamos que o preconceito está sendo substituído pela falta de informação. Vamos trabalhar pela conscientização de cada empresário do Estado para que a pessoa com deficiência seja reconhecida pelos seus talentos”, afirma o secretário Morais.
Para a supervisora do PADEF, a iniciativa “abre uma possibilidade importante de explicarmos e de aproximarmos o empresário do programa”. Segundo Cruz, “a integração do trabalhador com deficiência física ou intelectual é “muito mais simples do que parece, basta que o empresário esteja disposto, com a cabeça aberta.”
A secretária Linamara afirma que a inclusão da pessoa com deficiência em postos de trabalho significa a entrada de 11 milhões de novos consumidores na economia brasileira. “Assim como ocorreu com a entrada da mulher no mercado de trabalho, décadas atrás, a incorporação da pessoa com deficiência só traz benefícios para empresas, governo e sociedade”, garante.
Para participar do evento
Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do email padef@emprego.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 3241-7172/7196. Vagas limitadas.  
Mais sobre o PADEF
O PADEF existe há 19 anos. Nesse período, aproximadamente 70 mil pessoas com deficiência (190 mil encaminhamentos às vagas) foram inscritas.
A meta do programa é que o Estado de São Paulo supere os 50% do número de pessoas com deficiência empregadas no país. De acordo com dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2010, atualmente, o estado paulista representa 46,5% deste total.
O Estado de São Paulo possui mais de 9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Deste total, 5 milhões (48%) têm uma ocupação.
De acordo com o Censo do IBGE de 2010, 2,8 milhões de pessoas com deficiência possuem ensino superior completo (incluindo mestrado e doutorado). Em tese, é um número mais que suficiente para suprir as 937 mil vagas potencialmente criadas pela Lei de Cotas no Brasil.
De acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), 68,9% das pessoas com deficiência sentem pouca ou nenhuma compatibilidade entre o cargo e escolaridade, comparado com 42,8% para pessoas sem deficiência.

 

Comentários