Agricultura familiar garante alimentos frescos e de qualidade na merenda escolar


O Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizou uma reunião nesta segunda-feira (10) uma reunião com produtores rurais que estão participando do Programa Alimentação Escolar – PNAE 2014. Esse programa é Federal, conforme a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, fica obrigatório 30% de a merenda escolar ser adquirida da Agricultura Familiar por meio da compra direta dos produtores rurais para as escolas.
Segundo Jeferson de Oliveira Mendonça – Secretário da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o Projeto PNAE – Alimentação Escolar na Merenda esta sendo um sucesso. “Para esse ano aumentamos a porcentagem exigida na lei para cerca de 35% da merenda, para os produtores é interessante pois estão entregando seus produtos a preço de mercado, com isso fica garantido bom preço e estamos exigindo uma boa qualidade dos produtos, sendo assim os alunos sempre terão produtos frescos com qualidade e direto do produtor rural. Essa reunião foi importante para dividir a verba e as quantidades  de produtos que serão entregues”, disse.

  A Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul aderiu ao programa e conta com 29 Agricultores Familiares entregando cerca de 30 diferentes produtos de hortifruti entre eles temos: laranja, tangerina, uva, banana, hortaliças, melancia entre outros. O valor do Projeto é de R$ 181.844,20 para dividir aos produtores rurais participantes, sendo que o valor máximo para cada produtor não pode ultrapassar R$ 20.000,00 conforme a lei, já essa divisão de repasse acontece dependendo da quantidade e do tipo de produto entregue pelos produtores rurais.

Comentários