Raio-x, ressonância magnética, mamografia e tomografia velhas podem ser entregues e serão vendidas para reciclagem

A Santa Casa de Fernandópolis deu início ontem (dia 02), a uma campanha de conscientização ambiental que tem como objetivo recolher exames de raio-x, ressonância magnética, mamografia e tomografia. A intenção é retirar da população as chapas de imagem, como são popularmente conhecidas, que contém metais pesados que colocam em risco a vida da população e o meio ambiente.
A partir de agora, a população poderá entregar os exames velhos em caixas que vão ficar em exposição na entrada do pronto-socorro e portaria central da Santa Casa. Todas as unidades de saúde de Fernandópolis, AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Unidade de Reabilitação Lucy Montoro, FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, e a Unicastelo também aderiram à campanha e terão ponto de coleta.
A orientação para quem guarda os exames em casa é para que, antes de entregá-los nos locais citados, procure o médico de confiança e confirme a possibilidade de se desfazer da chapa de imagem. "Muitos exames devem ser guardados por alguns anos e podem ser utilizados pelo paciente, por isso é importante ter esse cuidado", destacou Alexsander César de Oliveira, Técnico em Segurança do Trabalho da Santa Casa.
Durante todo mês, ou conforme a solicitação dos pontos de coleta, funcionários do hospital vão recolher os exames entregues pela população. Não há previsão de término da campanha.

Benefício
– Além de ajudar o meio ambiente, dando um descarte correto para os exames, e retirar o material do contato com o cidadão, quem contribuir com a entrega também vai ajudar a Santa Casa. Isso porque todas as chapas de imagem serão vendidas para reciclagem.
O dinheiro arrecadado será revertido em benefício à segurança do colaborador do hospital e em educação para a segurança do trabalho. "Muitos ainda guardam essas chapas debaixo do colchão ou no meio de gavetas, sem utilidade nenhuma. Então, diante dessa situação e da preocupação dos colaboradores em fazer algo em prol ao hospital, estamos realizando a campanha que vai ajudar a Santa Casa e a população", disse Oliveira.
A campanha é promovida pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Comentários