Médico da Santa Casa é aprovado em mestrado


O médico cardiologista Luiz Flávio Franqueiro, que há 24 anos atua na Santa Casa de Fernandópolis, foi aprovado no mestrado na última semana, quando defendeu sua tese na Unicastelo de São José dos Campos. O tema escolhido foi a “Avaliação da Variabilidade da Frequência Cardíaca em Pessoas com uso de Tecidos Impregnados com Nanocerâmica”.
O mestrado de Franqueiro avaliou se as roupas usadas como uniformes para atletas ou praticantes de atividades físicas de alto impacto podem resultar em algum tipo de problema cardíaco.
Foram dois anos e meio de trabalho no tema, inclusive com pesquisa de campo desenvolvida em São José dos Campos, até a conclusão do mestrado. “Consegui comprovar que essas roupas usadas pelos atletas não apresenta nenhum risco para a frequência cardíaca”, conta o médico.
Segundo o cardiologista, o interesse pelo tema surgiu durante pesquisa realizada pelo curso de mestrado de Engenharia Biomédico, que avaliou os efeitos colaterais das roupas com nanocerâmica usadas por atletas. As peças são confeccionadas a partir de partículas nanométricas (microscópicas) à base de óxidos ou carbonatos, que são incorporadas aos tecidos no momento da confecção dos fios. Elas se formam em uma mistura de elastano com a nonocerâmica.

PRÓXIMO PASSO
Ainda comemorando a aprovação no mestrado, o médico diz que já tem planos para iniciar o doutorado. Ele vai tentar a titulação pela Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).
O cardiologista ainda destaca que o título de Mestre é uma realização profissional. “Sou docente e tenho uma série de etapas que quero conquistar, e uma delas era o mestrado”, conclui.

MOÇÃO
No último dia 9, Franqueiro ainda recebeu “Moção de Aplausos” da Câmara Municipal de Fernandópolis. A homenagem foi em razão dos relevantes serviços prestados à população, além da qualidade e sensibilidade no atendimento prestado por ele aos pacientes.
O título foi proposto pelo vereador Ademir de Jesus Almeida (PSDB) e a entrega aconteceu na Santa Casa.

Comentários