Polícia Federal e Polícia Militar Ambiental realizam fiscalização conjunta no Rio Grande





No decorrer do dia e da noite da quarta-feira, 13 de novembro, policiais federais e ambientais de Jales, realizaram fiscalização conjunta no rio Grande, que divide os estados de São Paulo e Minas Gerais. A ação ocorreu de acordo com as diretrizes do Programa Carbono Neutro da Polícia Federal que tem como objetivos principais a recuperação do meio ambiente degradado bem como a repressão ao desmatamento e a outros crimes que afetam a fauna e a flora.
Na região de Jales, a PF firmou parceria com a Polícia Ambiental do município para realizar fiscalização fluvial conjunta na divisa dos dois Estados. O objetivo foi mapear e identificar no período diurno possíveis áreas de mata nativa que estariam sendo degradadas. No período noturno, o foco da fiscalização foi a repressão à caça e à pesca ilegal. Atualmente estamos em período de piracema, época com restrições à pesca.
Os policiais realizaram uma varredura nas margens do rio Grande, tanto do lado paulista como do lado mineiro. Duas lanchas com policiais federais e ambientais abordaram diversas embarcações. Dois indivíduos foram multados por pesca ilegal e 40 quilos de peixes foram apreendidos e doados à instituição de caridade que atende indivíduos em situação de vulnerabilidade social em nossa região.
Outras fiscalizações conjuntas entre a Polícia Federal e a Polícia Militar Ambiental de Jales deverão ocorrer com mais frequência com o objetivo de fortalecer o combate aos crimes ambientais, principalmente em rios federais que dividem Estados de nossa federação. Os indivíduos surpreendidos praticando degradação à fauna ou a flora poderão ser penalizados, de acordo com a infração cometida, com a apreensão dos equipamentos utilizados, além de multa e prisão.

Comentários