Vacinação antirrábica começa nesse sábado, dia 24


O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde que divulgou o calendário que contém datas, locais e horários em que acontecerá a campanha.
A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, alerta a população sobre a importância de prevenir que cães e gatos fiquem doentes e transmitam a "raiva" para o ser humano. "É fundamental que a população fique atenta ao calendário de vacinação e não deixe de imunizar seu animal doméstico. Vacinar os animais é um cuidado que implica melhoria na saúde pública", enfatizou.
Causada por um vírus, a raiva é uma doença considerada grave. Ela se caracteriza por inflamações progressivas, agudas e letais no cérebro, e tem como principal vítima e transmissor, o mamífero.
"A transmissão d araiva acontece do animal infectado para o sadio, através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões, e também pela via inalatória. A partir dos três meses de vida, todos os cães e gatos devem ser vacinados", contou a secretária.
A vacinação dos animais domésticos é uma forma indireta de prevenção à raiva humana.

Comentários