Secretaria implanta 390 bolsas da Frente de Trabalho na região de Jales

Na terça-feira, 20 de agosto a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) implanta 390 bolsas da Frente de Trabalho. Seis municípios da região de Jales serão contemplados. O evento acontece às 15h, no Ipê Park Hotel na rodovia Washington Luis, Km 429, em Cedral.
As cidades beneficiadas e os respectivos números de bolsas concedidas são: Aspásia (66), Jales (90), Rubinéia (60), Santa Clara D’Oeste (60), Santana da Ponte Pensa (60) e São Francisco (60)
Durante seis meses, o programa oferece renda e qualificação profissional à população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social. Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. Os participantes devem prestar serviços de interesse local (quatro dias da semana – 6h/dia) e, no quinto dia, frequentar o curso de qualificação profissional. São 150 horas de qualificação.
"A capacitação é o principal objetivo desta ação, que também oferece condições para que o cidadão retorne ao mercado de trabalho", diz o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais.
Em Aspásia, o convênio foi firmado com a AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.. Nas demais cidades, as entidades responsáveis pelos cursos ainda não foram definidas.
Os cursos de capacitação serão determinados entre a instituição executora e o coordenador da Frente de Trabalho no município em até três semanas após a implantação do programa. Os módulos variam conforme a carência de mão de obra local.
Como participar – Para participar do programa, é preciso ser maior de 17 anos, estar desempregado há pelo menos um ano, residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, não ter familiar participante do programa e não receber qualquer benefício social equivalente.

Comentários