Usuários do ESF do Roque Viola participam do projeto “Saúde na medida certa”


Desta vez, profissionais do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com apoio da equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF Shigueiro Kitayama, promoveram mais uma edição do programa "Saúde na Medida Certa", no Roque Viola.
Com o objetivo de levar até a população importantes informações sobre os problemas causados em função da obesidade, o fisioterapeuta Tiago Dan e a educadora física Juliana Toledo falaram ao grupo sobre a origem da obesidade, bem como sua classificação quanto a graus e tipos; fatores que desencadeiam a obesidade, como hereditariedade, alimentação, hormônios e estilo de vida, além de alertar quanto aos tratamentos mágicos existentes no mercado.
"Foram esclarecidas dúvidas sobre as patologias decorrentes da obesidade e os exercícios físicos mais indicados de acordo com as limitações de cada indivíduo", disse o fisioterapeuta Tiago.
De acordo com a educadora física, essa mudança de hábitos, considerando a prática de exercícios físicos sistematizados junto a uma dieta balanceada, pode resultar em uma perda de peso significativa.
O encontro da última semana contou com a participação da psicóloga do NASF Éllen Shumiski, que abordou aspectos psicológicos relacionados à alimentação e à obesidade como, ansiedade, distúrbios alimentares, compulsão alimentar, dentre outros.
"É fundamental conscientizar as pessoas de que o nosso modo de pensar interfere diretamente em como nos sentimos e agimos frente à alimentação e ao quadro de obesidade, e que se houver mudança na nossa maneira de pensar, maior será o progresso quanto à reeducação alimentar, redução de peso, gerando, consequentemente, melhor qualidade de vida", diz a psicóloga Éllen Shumiski.
Materiais como data shows, vídeos, cartazes e atividades como dinâmicas em grupo, cafés da manhã saudáveis, testes de caminhada dos 6 minutos, fazem parte do programa "Saúde na Medida certa", que tem proporcionado mudanças nos estilos de vida dos usuários.


Comentários