*Altair Ramos Leon
Os acidentes de trânsito com vítimas aumentaram, e muito, em nosso País, estudos estimam que morrem mais de 40.000 pessoas por ano vítimas desses acidentes, em nossas rodovias, avenidas e ruas, além daquelas que ficam inválidas ou mutiladas. A violência no trânsito mata tanto que especialistas consideram esse elevado número de mortes como verdadeira "questão de saúde pública".
O trânsito no Brasil mudou com o crescimento da frota de veículos automotores, principalmente de motocicletas, nos últimos anos. A grande quantidade de motocicletas no trânsito de nossas cidades fez com que o número de acidentes de trânsito com vítimas, envolvendo esse tipo de veículo, também aumentasse, devido à vulnerabilidade a que estão expostos seus condutores e passageiros e a outros fatores de risco. O transporte individual recebeu prioridade no Brasil, diferentemente de outros países, onde o transporte coletivo se desenvolveu e com qualidade.
Além das mortes e feridos, os acidentes de trânsito têm um alto custo social, pois estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, entre 2001 e 2003, e intitulado "Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas", concluiu que ocorreram perdas no valor de R$ 5,3 bilhões em 2001 (valores de 2003) com os acidentes de trânsito nas áreas urbanas. Esse estudo, ainda, estimou o custo médio de R$ 3.262,00 para o acidente de trânsito sem vítimas, de R$ 17.460,00 para o acidente com feridos e de R$ 144.143,00 para o acidente com mortes. Em 2006, o IPEA avaliou que o custo com os acidentes de trânsito nas rodovias federais e estaduais chegou a R$24,6 bilhões.
Em Jales, os acidentes de trânsito com vítimas aumentaram em 2012, foram registrados pela Polícia Civil, instituição responsável pelo registro e apuração dos denominados "crimes de trânsito", 395 acidentes de trânsito com vítimas, com 21 mortes e 506 feridos, enquanto que em 2011 foram 372 acidentes, com 06 mortes e 456 feridos. Esse grande e triste número de mortes no trânsito de Jales, no ano passado, matou principalmente jovens, uma vez que em 14 das 21 mortes (66,6% dos casos), as pessoas tinham entre 17 e 31 anos de idade. Os acidentes de trânsito que causaram essas mortes, ocorreram nas rodovias que cortam o Município de Jales (17 mortes) e nas vias urbanas (04 mortes), e a causa dos acidentes, conforme se vê pelos boletins de ocorrência, foi a imprudência dos motoristas, que desrespeitaram as normas de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de mortes de pessoas entre 5 e 29 anos de idade, no Mundo, são os acidentes de trânsito.
Os administradores das cidades e dos órgãos de trânsito, juntamente com a sociedade, devem buscar ideias e soluções para disciplinar e humanizar o trânsito. Agora, os motoristas devem evitar o eterno conflito na disputa pelos espaços públicos, acirrado pela falta de bom senso e ordem. A melhoria na fiscalização, feita por pessoal especializado e não como acontece hoje, na sinalização e na conscientização das pessoas, poderá, com certeza, reduzir os problemas com o trânsito. Basta ver, como exemplo, o uso da cadeirinha que, de acordo com o Ministério da Saúde (Portal da Saúde), reduziu em 23% as mortes de crianças de até 10 anos de idade transportadas em automóveis, após um ano de vigência da Resolução nº 277/2008 do CONTRAN, conhecida como "Lei da Cadeirinha". *Altair Ramos Leon é delegado de polícia no município de Jales
Acidentes de trânsito ocorridos no município de Jales
Meses Acidentes Feridos Mortos
Ano 2011 2012 2011 2012 2011 2012
Janeiro 25 19 30 20 0 1
Fevereiro 20 36 30 42 0 1
Março 26 25 34 31 0 3
Abril 26 32 31 48 0 0
Maio 34 32 45 40 0 1
Junho 30 33 38 38 1 1
Julho 39 33 53 42 1 2
Agosto 30 42 37 59 1 3
Setembro 34 37 31 50 0 2
Outubo 32 46 42 56 2 6
Novembro 29 32 30 35 1 1
Dezembro 47 33 55 45 0 0
Total 372 395 456 506 6 21
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