Autoridades de Campo Alegre do Fidalgo debatem ações com rondonistas

Na manhã da terça-feira, dia 15, os rondonistas (foto) da Unifev - Centro Universitário de Votuporanga-SP - e da UNB - Universidade de Brasília-DF -, se reuniram com as autoridades do município de Campo Alegre do Fidalgo-PI, para apresentar as atividades que fazem parte da Operação Canudos do Projeto Rondon na cidade.
Após a apresentação dos vinte rondonistas e do Sargento Josemar Seixas – militar do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada de Petrolina-PE, responsável pela segurança da missão, o prefeito Pedro Daniel Ribeiro (Netinho), e a vice-prefeita Lucília Maria Dias, agradeceram a presença de toda equipe e parabenizaram a ação dos alunos em deixar suas casas em pleno período de férias escolares, para contribuírem com o desenvolvimento da população de uma "cidadezinha no interior do Piauí". Em seguida, foi a vez dos secretários municipais Rosângela Maria Custódio (Educação), Rosilene Cipriano Ribeiro (Assistência Social), Rosilda Maria de Souza Amorim (Saúde) e Gilson Braga Ribeiro (Finanças, Administração e Planejamento) e os vereadores Crispim Constantino da Mata, Basílio José da Silva, Daniela da Silva Dias, Francys Hayme da Silva Dias, Marlene Maria de Sousa Mata e Edmar Tiago Torres – Presidente da Câmara Municipal, que agradeceram a presença de todos.
Para o prefeito de Campo Alegre do Fidalgo, Pedro Daniel Ribeiro (Netinho), os rondonistas podem contribuir para o desenvolvimento da cidade. "A vinda do Projeto Rondon pode contribuir para a conscientização da população quanto ao descarte correto do lixo, pois estimula a coleta seletiva na porta das casas, além de pedir a compreensão da população em relação à criação de cabras, bodes e jumentos na área urbana da cidade, que prejudicam a manutenção da limpeza pública. Contribui, ainda, na conscientização sobre o uso racional da água, pois mesmo em época de seca a população acaba usando de forma desordenada o líquido mais precioso para a sobrevivência do ser humano, e que é distribuído gratuitamente para todos os moradores da cidade", disse.
A reunião foi necessária para apresentar aos líderes comunitários as oficinas oferecidas e permitir que outras fossem sugeridas pelos presentes, além de contribuir para a divulgação das atividades.
Agenda – De forma unanime, ficou estabelecido que a equipe do Projeto Rondon realiza no próximo dia 18, sexta-feira, uma visita à comunidade rural de Curral Velho, saindo da sede do município na parte da manhã e retornando apenas a noite, logo após ao término do Cine Rondon. Para o dia 20, domingo, na parte da manhã, outra visita ficou agendada para a Comunidade do Pinga, com retorno programado para às 12h. A Comunidade Quilombola de Santa Maria do Canto, recebe a visita dos rondonistas no dia 24, quinta-feira. Nestas três visitas serão oferecidas várias oficinas em diversas áreas.

Comentários