XXII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

O XXII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem será realizado em Cascavel - PR, de hoje, 4 de novembro até o dia 9 de novembro de 2012 e será realizado de 4 a 7 no Centro de Convenções de Cascavel e os Dias de Campo serão realizados nos dias 08 a 09 na região. O tema desta edição será "Cooperação e inovação para o desenvolvimento da agricultura irrigada" e terá uma rica programação que permitirá aos participantes discutir as possibilidades e as vantagens dessa maior intensificação das suas atividades ao longo do ano, com a melhor alocação dos fatores de produção e uma substancial diminuição do perverso risco agrícola.
Serão apresentados artigos técnicos-científicos com as mais novas pesquisas, seminários diversos sobre a agricultura irrigada e seu potencial multiplicador sócio-econômico da agricultura irrigada, haverão Oficinas de trabalho com 7,5 horas de estudos de caso e dias de campo, com visitas técnicas.
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará mais uma vez presente no XXII CONIRD com a apresentação de 10 artigos técnicos científicos que cobrem desde a irrigação de pastagens, consumo de água pelas culturas, o impacto da distribuição das chuvas no noroeste paulsita, radiação global incidente e seus efeitos na agricultura e potencial energético e ainda o trabalho e comunicação baseado na Internet utilizado pela UNESP Ilha Solteira para democratizar o conhecimento e a informação.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira também coordenará a Oficina "Culturas temporárias irrigadas: sistemas de produção de grãos, fibras, hortaliças e outros" que contará com importantes especialistas e irrigantes de expressão.
Os artigos a serem apresentados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira já estão disponíveis na íntegra no canal de Conteúdo a partir de http://www.agr.feis.unesp.br/conird2012.php e apresentados também em uma linguagen mais simples no Bloga da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://irrigacao.blogspot.com.br/search/label/CONIRD
Os títulos dos artigos são:
- EVAPOTRANSPIRAÇÃO REAL PARA DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS NO NOROESTE PAULISTA EM PERÍODO SECO
- RADIAÇÃO GLOBAL E INSOLAÇÃO NA REGIÃO DE ILHA SOLTEIRA - SP
- EVOLUÇÃO DA ATENÇÃO DA MÍDIA POR QUESTÕES HIDRO-AGRÍCOLAS E AMBIENTAIS
- USO DA INTERNET PARA A TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO AMBIENTAIS
- RADIAÇÃO E INSOLAÇÃO NO NOROESTE PAULISTA
- COMPARAÇÃO TEMPORAL DA RADIAÇÃO GLOBAL, INSOLAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NA REGIÃO DE MARINÓPOLIS - SP
- ENGORDA DE NOVILHAS COM PASTO IRRIGADO NO INTERIOR DE SÃO PAULO
- CHUVA E EVAPOTRANSPIRAÇÃO NO NOROESTE PAULISTA EM 2012
- ANÁLISE DAS CHUVAS NO NOROESTE PAULISTA
- EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DA IRRIGAÇÃO EM PIVÔ CENTRAL UTILIZANDO INVERSOR DE FREQUÊNCIA NO SISTEMA DE BOMBEAMENTO
Para o Professor Fernando Tangerino, "a participação no XXII Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem - CONIRD é um momento esperado anualmente onde especialistas se reunem para apresentar seus resultados de pesquisa e assim todos se atualizam. Para os nossos alunos é importante a participação porque é uma oportunidade de construir a rede de relacionamentos profissional e também conhecer pessoas de outras instituições e empresas, ao mesmo tempo em que mostram suas habilidades e capacidade técnica expressa pelo trabalho que realizaram e irão mostrar aos congressistas."
Abertura
A solenidade de abertura acontecerá no dia 4 de novembro de 2012 às 19 horas no Centro de Eventos de Cascavel e terá como conferênciainaugural o tema "Recursos hídricos, energia e a agricultura irrigada" tendo como Conferencista o Diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional : Jorge Miguel Samek.
Para o o Presidente da ABID Helvecio Mattana Saturnino, "a agricultura irrigada anda lado a lado com o saneamento e a geração de energia e a participação da Itaipu no congresso serve para unir e fortalecer o evento que contará ainda com a participação de agropecuaristas de expressão nacional dando seus depoimentos sobre suas atividades profissionais".
O XXII CONIRD será realizado pelo Instituto Agronômico do Paraná- IAPAR, em conjunto com a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem e demais parceiros como EMATER, ABEAG, AREAC, FEAP, Instituto das Águas, entre outros.

Comentários