Projeto de E.E. de Urânia é destaque no Seminário Internacional de Educação em Águas de Lindóia


Entre os dias 29 de outubro a 1° de novembro, foi realizado em Águas de Lindóia (SP), o Seminário Internacional de Educação – Práticas Pedagógicas de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais – 2012, envolvendo com a aparticipação de mais de 900 profissionais das redes estadual e municipal.
Organizado pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (CEFAI), setor responsável pelo programa Ler e Escrever, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, o evento é voltado para supervisores e professores-coordenadores das 91 diretorias regionais de ensino do Estado.
A Diretoria de Ensino – Região de Jales foi a representante do pólo de formação do "Ler e Escrever" de Araçatuba onde participam das formações oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação além de Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Araçatuba, Birigui, Penápolis e Andradina.
O Projeto selecionado para representar o pólo de Araçatuba foi da E.E."José Teixeira do Amaral" de Urânia, da DER-Jales, "Ler, Escrever, Transformar", onde os alunos lêem em vários ambientes e contextos da comunidade local, uma vez por mês, acompanhados pelas professoras, depois de selecionarem, eles próprios, os livros que serão lidos. Todas as classes de 2º ao 5º ano participam dessa atividade de leitura.
Os alunos realizam as leituras na praça, no Centro de Saúde, no Lar dos Velhinhos, nas escolas estaduais, infantis, creches, nos ônibus que transportam os alunos, enfim encantam a todos e aprimoram o gosto e o hábito pela leitura.
Esse Projeto de Leitura nasceu após ampla e larga análise reflexiva entre a gestão escolar e o corpo docente da unidade escolar. Está em ação há alguns anos, vem crescendo e frutificando muito. A mentora do projeto foi a professora coordenadora Profª Roseli Pacheco Catanozi, que recebeu todo respaldo da diretora Maria Aparecida Vilches para o seu desenvolvimento.
Participaram do Seminário Internacional de Educação, o supervisor de ensino Ayrton Luís, PCNPEs de Alfabetização Carla Renata e Lúcia Emi e ainda, a PC Telma Lacerda Buzato, da EE. "Profª Élide Apparecida Carlos" de Urânia e Roseli Pacheco Catanozi, a quem coube a socialização do Projeto de Leitura aos presentes, profissionais da DER – de Jales, que realizam as formações e o acompanhamento junto à escola.
O seminário contou com a presença de estudiosos e pesquisadores como:Elma Weisz, Roxane Helena Rodrigues Rojo, Marcos Bagno, Jacqueline Peixoto Barbosa, Kátia Bräkling,no que se refere ao ensino e aprendizagem da leitura e escrita.
O Seminário contou com a apresença de Bernard Schneuwly, da Universidade de Genebra, na Suíça que falou sobre produção de texto nas séries iniciais, Mirta Castedo, da Universidade Nacional de La Plata (Arg) que abordou em palestra "O papel da equipe diretiva no planejamento institucional" que, ao lado de Ana Maria Kaufman, da Universidade Nacional de Buenos Aires, explicou o lugar da gramática no ensino da leitura e escrita.
Ivone Niza, integrante do Ministério da Educação de Lisboa, tratou também da formação de professores como escritores e leitores e seu papel no processo de aprendizagem e ensino da linguagem escrita.
O projeto apresentado pela PC Roseli Cristina Pacheco Catanozi agradou aos participantes e, principalmente, aos profissionais da SEE através do CEFAI que gostaria de socializar o projeto com toda a rede estadual.

Comentários