Nice mantém vantagem sobre o demista Flá Prandi

No mês de agosto duas pesquisas de intenção de voto realizadas no município de Jales foram registradas na Justiça Eleitoral. Uma realizada pela empresa Preview – Consultoria de Marketing, Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública Ltda, de São José do Rio Preto, a pedido da coligação "Coragem e Determinação com Jales no Coração" nos dias 18 e 19 de agosto e registrada no TRE-SP de n° SP-0338/2012, e a segunda feita pela empresa Jet Publicidade e Pesquisa Fernandópolis Ltda, realizada nos dias 25 e 26 de agosto e registrada no TRE-SP sob o n° SP 00579/2012.

Divulgada no dia 22 de agosto, a pesquisa da Preview apontou uma vantagem da candidata Nice (PTB) sobre o demista Flá Prandi de 26 pontos percentuais. Na pesquisa, a petebista aparece com 49% da intenção de votos contra 23% da preferência do eleitor no demista. O pepesista Clóvis Viola obteve 4% da intenção de voto. Foram ouvidos 330 eleitores acima de 16 anos e a margem de erro é de 5.5 para mais ou para menos
Já a pesquisa realizada pela Jet Publicidade a pedido da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), Sindicato do Comércio Varejista de Jales (Sincomércio) e Antena 102, quando foram entrevistados 403 eleitores acima de 16 anos, e divulgada na quinta-feira 30 de agosto, a candidata Nice (PTB) está 17 % á frente do candidato do DEM, Flá Prandi que tem 24,81% na pergunta estimulada. O candidato Clóvis Viola aparece com 3,23% da intenção de voto. A margem de erro é de 4.9 para mais ou para menos.
A pesquisa da Jet Publicidade utilizou as duas tradicionais perguntas ao eleitor: espontânea e estimulada. Na espontânea Nice aparece com 35,98% e Flá Prandi com 22,58%. Uma diferença em favor da petebista de l3%. Na estimulada, aquela a qual é apresentado o nome do candidato ao eleitor, Nice abre uma vantagem de 17,37% de intenção de voto em relação ao candidato Flá Prandi.

A Preview não divulgou os índices de votos nulos e brancos e indecisos. Tirando por base os dados oficiais do TSE em eleições anteriores realizadas no município de Jales, deduz-se que na ocasião da pesquisa, o índice de eleitor que votaria branco ou anularia seu voto seria em torno de 10% que, descontado nos 24% da sobra, o índice daqueles que não souberam ou não quiseram responder ficaria na faixa de 14 %. Em 2008, o índice de brancos e nulos no pleito municipal foi de 9,08%. É a média de todas as eleições.
Em relação aos índices divulgados pela Jet Publicidade, na pergunta espontânea, 5,46% disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos a prefeito, enquanto que 32,75% não souberam responder em que vai votar. Na pergunta estimulada, o índice de brancos de nulos se mantém em 5,46% e os indecisos caem para 23,33%.
A Jet Publicidade perguntou ao eleitor o que "leva você a votar em um candidato?" e a resposta foi: competência e seriedade com 46%, plano de governo 36%, amizade e simpatia 6%, indicação 1%, visita feita em casa 1% e não sabe 10%.

Rejeição
– A Preview não divulgou em sua pesquisa do dia 22 de agosto o índice de rejeição dos candidatos a prefeito junto ao eleitorado. Por outro lado, o candidato Clóvis Viola (PPS) segundo a Jet Publicidade atingiu um índice 31,51% de rejeição junto aos entrevistados. Nice e Flá estão empatados neste quesito com 9,43%. Nenhum dos candidatos 27,05% e não opinaram 23,58%.

Comentários