Sarau de História: Cultura e Educação

Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego



Nesse último evento, buscou-se a construção social e histórica dos significados da cultura na temporalidade. Desse modo, atividade constitui-se numa oficina sobre outras formas de construção conhecimento, redimensionando a participação e a cidadania dos alunos por meio de manifestações que complementam o conteúdo desenvolvido em sala de aula.
Nos últimos dez anos os alunos do Curso de História tem promovido a criatividade dos alunos com música, dança, poesia, teatro, dentre outras manifestações culturais.
O projeto leva em conta a realidade do aluno de um curso noturno que trabalha durante o dia, chega apressado na Unijales e volta rapidamente para sua casa após o término das aulas. Muitos moram em cidades vizinhas e se sujeitam aos horários dos ônibus. Os momentos de extraclasse, para estes alunos são muitos curtos.
Assim, a realização do Sarau, o Sarau possibilita ampliar o espaço para convivência dos alunos, estimulando a integração das salas e, ao mesmo tempo, possibilitar as manifestações culturais e espontâneas dos alunos.
No dia 29 de maio de 2012,  o Curso de História realizou o XX Sarau de História, no Bar Antiquário, com o tema Culturas na contemporaneidade. Desde que lançado, o projeto Sarau de História, visa incentivar a manifestação crítica e criativa dos alunos do curso de História, proporcionando seu engajamento cultural e artístico. Visa, também, ampliar os espaços de convivência dos alunos e estimular o debate, a troca de informações e de experiências.

Comentários