Diocese de Jales

Mensagem de Páscoa 2011
“Não tenhais medo... Ele ressuscitou!” (Mt 28, 5)
A todos os Diocesanos,
Feliz Páscoa!
Com alívio e alegria, chegamos à Páscoa deste ano de 2011. Venho desejar que todos a celebrem com intensidade.
Desta vez, podemos de novo comprovar quanto é fundamental o Mistério Pascal de Cristo, à luz do qual é possível situar a vida humana com todos os acontecimentos que nos envolvem.
Com a presença de Cristo ressuscitado, espantamos o medo, e nos alegramos com sua vitória sobre o sofrimento e a morte.
Neste ano foram muitos os fatos que nos assustaram por suas trágicas conseqüências., a começar pelos fenômenos da natureza, que vieram comprovar as recomendações da Campanha da Fraternidade, de cuidar com amor da criação que Deus confiou às nossas mãos.
Mas a persistência de tragédias humanas, marcadas pela violência e pela banalização da vida, mostra quanto é urgente recuperar valores que possibilitem a convivência justa e pacífica entre todas as pessoas.
Esta é uma Páscoa para ser celebrada com prontidão de espírito e disposição de ânimo.
Ajudados pela Campanha da Fraternidade sobre a vida no planeta, podemos recuperar melhor as três dimensões históricas da Páscoa.
Ela começou como celebração da vitória natural da vida terrena, que se recupera a cada primavera.
Assumiu depois forma histórica, com a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, nos garantindo que a intervenção de Deus na humanidade pode ser comprovada por todos os que buscam os sinais de sua presença.
E finalmente a Páscoa se completou com o Mistério Pascal de Cristo, que na sua profundidade acolhe toda a nossa vida, com a certeza da ressurreição.
Celebremos, pois, a Páscoa de Cristo, e caminhemos neste ano à luz de sua ressurreição.
Com os renovados votos de Feliz Páscoa,
D. Demétrio Valentini

Comentários