Escrita por brasileiras, biografia de Manuela Nogueira, sobrinha de Fernando Pessoa, será lançada em São Paulo
"Desassossego sem Fronteira" foi escrito pelas escritoras brasileiras Conceição Andrade e Carla Parisi
A escritora e poeta portuguesa Manuela Nogueira, sobrinha do grande poeta Fernando Pessoa, ganhará um evento de lançamento de sua biografia no Brasil: “Desassossego sem Fronteira”, escrito pelas brasileiras Conceição Andrade e Carla Parisi, será lançado no dia 12 de setembro em evento na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo.
A obra, que também é um retrato dos anos vividos ao lado de seu tio, foi lançada originalmente em Portugal pelas autoras e só depois ganhou uma versão brasileira da obra. Centrado na vida e na obra de Manuela, autora de 23 livros, “Desassossego sem Fronteira” é uma biografia não convencional que inclui os momentos mais marcantes da sua vida e sua convivência com o amado tio, que viveu em sua casa os últimos 15 anos da sua vida. “Era um tio brincalhão, que se empenhava em divertir a sobrinha que teve uma infância muito sozinha”, afirma a poeta.
“Este livro é uma homenagem à resiliência, inteligência e paixão pela vida de uma mulher que, apesar das adversidades, forjou seu próprio caminho na literatura e, ainda que sobre si pairasse a sombra do seu tio, soube destacar-se como mulher, escritora e poeta.” – Conceição Andrade, médica e escritora
Cercada por livros e adultos intelectuais, assim vivia a criança Manuela, ou “Mimi, a revolucionária", como seu tio lhe chamava. Manuela Nogueira, aos 99 anos e gozando de grande lucidez e rara cognição – completará 100 em novembro –, ainda vive na mesma casa da família na qual recebia as visitas de seu tio, em Estoril.
O evento de lançamento em São Paulo contará ainda com um bate-papo entre as autoras com a presença especial do Dr. Eduardo Pastore e a presença por videochamada da biografada.
Sobre as autoras:
Conceição Andrade nasceu em Laje, município do estado da Bahia no vale do Jequiriçá. Vive em Salvador (BA), é médica cardiologista, poeta, escritora e Corista do Barroco da Bahia. Publicou em 2022 seu livro de contos e poemas Terra Seca, o qual foi prefaciado pela Manuela Nogueira e lançado na Casa Fernando Pessoa. Recentemente publicou o livro infantil A Lâmpada e o Rato em coautoria com sua neta de 10 anos. Criou em Salvador o Grupo do Desassossego do qual a Manuela também participa, para estudar a obra do poeta Fernando Pessoa.
Carla Parisi nasceu em São Paulo, Brasil, e viveu 20 anos em Brasília, capital federal. É mestre em Desenvolvimento e Gestão Social e trabalhou por mais de 15 anos na Presidência da República onde produziu e organizou diversas obras como resultado de palestras de estudos institucionais. Atualmente vive em Portugal, onde se dedica a projetos de conteúdo para centros interpretativos, catalogação e organização de documentos histórico-familiares e elaboração de resenhas.
Comentários
Postar um comentário