Secovi-SP participa do lançamento de norma ABNT sobre gestão de dados abertos

 


foto/Carlos Alberto de Moraes Borges e Rubens Chammas

O Secovi-SP marcou presença no evento de lançamento da norma ABNT NBR ISO 37110:2024 – Requisitos de Gestão e Recomendações para Dados Abertos de Cidades e Comunidades Inteligentes – Visão e Princípios Gerais, realizado na última quinta-feira, 3/7, na sede da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A entidade foi representada pelo vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade, Carlos Alberto de Moraes Borges, que integrou a mesa de abertura ao lado de autoridades como Rubens Chammas, chefe de Gabinete da Presidência do TCMSP; Ricardo Panato, presidente da EGC; Egle Monteiro, coordenadora do Observatório de Políticas Públicas; Alex Abiko, coordenador da ABNT/CEE-268; e Wemerson Silva, analista técnico do comitê.

A programação incluiu apresentações de especialistas nacionais e internacionais, como o presidente do comitê técnico internacional ISO/TC 268, PhD Bernard Gindroz, que participou por vídeo, além de representantes da ABNT e do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.

A norma estabelece diretrizes para a gestão de dados abertos, promovendo uma cultura de transparência estruturada e contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis. “Trata-se de um tema fundamental para a construção de cidades mais conectadas com o cidadão — uma das missões do Secovi-SP. A norma representa um ponto de partida importante para estruturar a divulgação de dados públicos de forma mais eficiente e acessível, o que fortalece a tomada de decisões, aprimora a gestão pública e estimula a participação social”, afirmou Carlos Borges.

Comentários