SAAE Barretos reforça existência de Manual que orienta empreendedores sobre saneamento em novos loteamentos



Legislação técnica detalha os critérios exigidos para abastecimento de água e esgotamento sanitário em Barretos, garantindo segurança hídrica nas futuras ocupações urbanas

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) reforça que todos os novos empreendimentos urbanos no município devem seguir as normas definidas no Manual de Orientação aos Loteadores – documento oficial e técnico que estabelece as diretrizes para a implantação de redes públicas de água e esgoto.

 

Disponível para consulta no site do SAAEB, o manual reúne critérios específicos para o dimensionamento e execução de sistemas de abastecimento, coleta de esgoto, reservatórios, estações elevatórias, automação e demais estruturas que compõem a infraestrutura de saneamento de loteamentos residenciais e comerciais. Ele serve como base técnica para aprovação de projetos e emissão de certidões de diretrizes técnicas por parte da autarquia.

 

“A existência desse manual garante que Barretos cresça de forma organizada, com infraestrutura planejada e respeito à legislação. O empreendedor já sabe, desde o início, o que precisa ser feito para garantir redes de água e esgoto com qualidade e segurança para os futuros moradores”, afirma Nilson Andrade, superintendente do SAAE Barretos.

 

O diretor técnico de Projeto e Obras da autarquia, o engenheiro civil Denilson São Romano, reforça que o manual é a principal referência técnica para a elaboração e aprovação dos projetos de saneamento em novos empreendimentos. “É por meio dele que os profissionais e empreendedores entendem exatamente quais critérios devem ser atendidos. Isso garante mais agilidade no processo, maior qualidade nas obras e segurança para o sistema público de água e esgoto”, afirma.

 

O Manual de Orientação aos Loteadores está disponível para consulta no site oficial do SAAE Barretos: www.saaeb.com.br/manuais

Comentários