Cursos gratuitos da Academia do Turismo são lançados durante workshop em Olímpia

A Estância Turística de Olímpia sediou, nesta quarta-feira, 26 de março, o 3º Workshop Presencial de Formação Profissional e Empregabilidade no Turismo. Promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. A iniciativa faz parte da Academia do Turismo SP, um programa de qualificação criado para atender à demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas no Centro de Convenções do Thermas dos Laranjais e contou com a presença de representantes de diversos municípios da região e empresários do setor. Além do prefeito Geninho Zuliani e do secretário de Turismo Beto Puttini, o deputado estadual Itamar Borges e o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, acompanharam a abertura do workshop.

Especialistas do meio acadêmico e empresarial participaram de painéis para discutir tendências e desafios do setor, assim como as competências para o mercado de trabalho para um público formado por profissionais, estudantes e empreendedores. Olímpia recebe quatro milhões de turistas por ano, atraídos especialmente pelos parques aquáticos e museu da história e do folclore.

O primeiro painel do workshop tratou das habilidades exigidas pelo mercado e, o segundo, da empregabilidade no setor.

Na ocasião, o secretário Lucena também anunciou a realização de cursos presenciais gratuitos de qualificação para profissionais ligados ao turismo, ao lado do prefeito Geninho Zuliani. Os cursos são uma resposta à demanda da região, e serão oferecidos pelo Centro Paula Souza, parceiro nas ações da Academia do Turismo SP, e realizados na prefeitura.

Inicialmente serão oferecidas 120 vagas distribuídas entre quatro cursos gratuitos: Inglês para Recepção, Espanhol para Recepção, Marketing Digital e Recepção e Atendimento. As inscrições serão realizadas pela internet, no site da Academia do Turismo: academiadoturismosp.com.br/

Maior programa de capacitação e formação no setor de turismo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de atender a demanda crescente do setor por profissionais qualificados. A meta é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online em 100 municípios, disponíveis até 2026. O programa Academia do Turismo abrange diversas frentes de qualificação, incluindo cursos rápidos de capacitação, incentivo à pós-graduação e mutirões de emprego, com o objetivo de tornar o setor mais inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento profissional.

OBSERVATÓRIO DO TURISMO

Ao lado do secretário estadual e do secretário de Turismo do município, Beto Puttini, o prefeito Geninho Zuliani lançou também o Observatório Municipal do Turismo. O objetivo é monitorar a atividade turística no âmbito municipal e regional, por meio de pesquisa, além de fomentar a inovação e a inteligência de mercado na área.

Segundo a Lei que instituiu o Observatório, o quadro técnico será composto por pesquisador, professor ou turismólogo pertencente ao quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Turismo de Olímpia.

Os boletins periódicos e pesquisas terão a chancela de Universidades, Faculdades, Escolas Técnicas e Observatórios ou Centros de Inteligência e Observação de Turismo, cuja parceria será realizada através de termos de cooperação para o desenvolvimento das atividades do Observatório.

Siga-nos no Google
https:folhanoroeste.blogspot.com/  
--

Comentários