Porsche e Toyota conquistam títulos em final emocionante da temporada, enquanto Ferrari perde pódio por infração de pneus na BAPCO Energies 8 Horas de
A temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA teve um encerramento cheio de reviravoltas na BAPCO Energies 8 Horas de Bahrein, disputada em 2 de novembro, com Porsche e Toyota dividindo os títulos na categoria Hypercar.
A temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA teve um encerramento cheio de reviravoltas na BAPCO Energies 8 Horas de Bahrein, disputada em 2 de novembro, com Porsche e Toyota dividindo os títulos na categoria Hypercar. Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, da Porsche, conquistaram o Campeonato Mundial de Pilotos, enquanto Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa garantiram o Campeonato de Construtores para a Toyota.
A corrida, patrocinada pela BAPCO Energies, foi intensa desde o início. Na décima volta, Buemi, da Toyota, sofreu um toque com o #82 TF Sport Corvette enquanto liderava, caindo para a sétima posição. Em uma recuperação notável, Buemi, com pneus novos, superou Antonio Giovinazzi, que liderava no #51 Ferrari AF Corse 499P, e Vanthoor, no #6 Porsche, alcançando o segundo lugar atrás de Matt Campbell, no #5 Porsche Penske Hypercar. A 40 minutos do final, Buemi fez a ultrapassagem decisiva, consolidando a vitória da Toyota após uma volta impressionante.
Após a corrida, Buemi descreveu sua performance como uma das melhores da carreira: “Essa talvez tenha sido a minha melhor corrida. O toque no começo nos deixou em desvantagem, mas nossa estratégia era economizar pneus para o fim. Quando voltei ao carro, estávamos em décimo e, honestamente, achei que não teríamos chance de recuperação, mas com a vantagem dos pneus, consegui fazer algumas ultrapassagens e sabia que o #5 começaria a ter dificuldades. No final, tudo deu certo”, exaltou.
O título de Montadoras marcou o quarto consecutivo da Toyota na Hypercar. Já o título de Pilotos ficou com a Porsche, com Estre, Lotterer e Vanthoor cumprindo seu favoritismo e superando Ferrari e Toyota. Em uma reviravolta inesperada, nenhum dos três concorrentes ao título pontuou no Bahrein — algo inédito em 2024 —, mas os resultados anteriores do trio #6 Porsche Penske Motorsport bastaram para garantir o campeonato.
“Essa foi uma corrida horrível!” comentou Vanthoor. “Não cometemos muitos erros neste ano, mas hoje eu compensei todos eles! Ainda assim, fizemos essa temporada com uma estratégia excelente e um ótimo carro, e é por isso que somos campeões mundiais. Foi um ano incrível. Nunca trabalhei com uma equipe assim, desde meus colegas de equipe até os mecânicos e engenheiros. Este é um dos melhores dias da minha vida, e acho que ainda não caiu a ficha. É algo que nunca esquecerei.”
Ferrari perde pódio na Hypercar devido a penalidade de pneus
A Ferrari, que vislumbrava seu melhor resultado do ano, sofreu uma reversão após a corrida. O #51 Ferrari AF Corse, pilotado por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, cruzou a linha de chegada em segundo, mas foi rebaixado para a 14ª posição — último entre os Hypercars — devido ao uso de dois pneus além do limite regulamentar de 26. A penalidade de 4min55seg adicionada ao tempo final, equivalente a duas punições de stop-and-go, elevou o #5 Porsche Penske Motorsport para o segundo lugar, e o #93 Team Peugeot TotalEnergies para o terceiro.
A temporada se encerra com uma corrida tão imprevisível quanto disputada
As equipes da Corvette completaram o pódio, com o #81, pilotado por Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom van Rompuy, superando o #82 – que precisou se recuperar de uma penalidade sofrida após o contato com Buemi – e garantindo o segundo lugar.
Os McLarens da United Autosports não conseguiram manter o desempenho da classificação ao longo das oito horas e acabaram em sexto e oitavo lugares.
Sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo:
A 5ª etapa do FIA WEC, o Rolex 6 Horas de São Paulo, retorna ao icônico circuito de Interlagos entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, prometendo uma experiência inesquecível. Além de reunir as melhores equipes e pilotos do automobilismo mundial, o evento contará com uma programação especial de shows ao vivo. Com a participação de 14 montadoras, a prova faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
2025 FIA WEC Calendário
21/22 Fevereiro 2025 Prólogo Oficial (QAT)
28 Fevereiro 2025 Qatar AirWays Qatar 1812 Km (QAT)
20 Abril 2025 6 Horas de Imola (ITA)
10 Maio 2025 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL)
14/15 Junho 2025 24 Horas de Le Mans (FRA)
13 Julho 2025 Rolex 6 Horas de São Paulo (BRA)
7 Setembro 2025 Lone Star Le Mans (COTA) (EUA)
28 Setembro 2025 6 Horas de Fuji (JPN)
8 Novembro 2025 BAPCO Energies 8 Horas de Bahrein (BAH)
SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.
Comentários
Postar um comentário