Todos sabem que a pandemia ressignificou a nossa maneira de morar, trabalhar e viver no mundo todo. Essas mudanças ocorridas nos últimos anos favoreceram um novo modelo de desenvolvimento de grandes áreas, bem como a procura por moradias que tragam facilidades, serviços, tecnologia e, ao mesmo tempo, contato com a natureza. Ou seja, após um período de isolamento social, a busca por qualidade de vida é o que dá o tom na procura por imóveis, seja para investir ou para morar.
A sustentabilidade, o contato com a natureza e uma vida no campo com as comodidades da cidade é a premissa do complexo Fazendas Secretário, em Petrópolis (RJ), que terá residências, lazer e comércio. O empreendimento será implantado em cinco fazendas da Região Serrana do Rio de Janeiro em uma área de 9 milhões de metros quadrados (m²) que irá abrigar sítios, chácaras, condomínios residenciais, hotel-fazenda, pousadas, vinícola, clube de campo, centro esportivo, spa, horto-mercado, escola, centros cultural e de eventos e restaurantes.
Os futuros proprietários e os potenciais clientes já podem ter a experiência de como será viver no local. Isso porque todo o lazer da Fazenda Aroeira, primeira fase do complexo, está pronto com direito à horta, fazendinha e queijaria. Além disso, a pousada acaba de ser inaugurada, com decoração da design de interiores Claudia Aguiar, assim como o restaurante que é assinado pela chef Rosani Simas.
Empreendimento coletivo e sustentável
Segundo Carlos Moreira, CEO da Cal Moreira, empresa responsável pela direção executiva e administração do empreendimento, a iniciativa é de um grupo de empresários da região de Petrópolis. “Esses empresários criaram uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) para o desenvolvimento do Fazendas Secretários e nos contrataram para a gestão do complexo”, explica Moreira.
A SPE é um modelo de organização empresarial em que se constitui uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo específico, ou seja, cuja atividade é bastante restrita. Além disso, a SPE por envolver um empreendimento coletivo, é bastante utilizada para compartilhar o risco financeiro da atividade desenvolvida.
A estruturação do empreendimento é feita pelos arquitetos Mauro Otero e Pedro Quintanilha. “A partir daí, montamos um projeto básico inicial onde essas fazendas se unem em um único empreendimento, para que depois pudéssemos buscar as vocações dessa grande área por meio de pesquisas embasadas e estudos de mercado desenvolvidos pela Urban Systems”, conta Moreira.
Ainda de acordo com ele, o primeiro diferencial é a conexão direta com a natureza e a sustentabilidade. “É uma região rural e ao mesmo tempo sofisticada, com muita personalidade. Além disso, teremos o aproveitamento total da água do empreendimento, posicionamento de reflorestamento, compromisso com o meio ambiente, conceito de uma vida de campo com conforto, tecnologia de ponta, lazer e liberdade com segurança. Uma vida em contato com a natureza e infraestrutura completa”, ressalta o CEO da Cal Moreira.
O estudo
O complexo fica a 23km de Itaipava (RJ), a 4 km do centro de Secretário (RJ) e será implantado em cinco fases. A primeira compreende a Fazenda Aroeira. De acordo com informações da Cal Moreira, na primeira fase serão disponibilizados lotes que vão de 2.000 a 16.000 m², em média 5.000 metros. A Fazenda Aroeira tem infraestrutura com hotel fazenda com restaurante, clube, quadras de tênis, horta, preferencialmente orgânica, pomar com enorme diversidade de frutas, espaço hípico, queijaria e trilhas para caminhada.
Após a ideia inicial do complexo, a formação da sociedade, a estruturação e a chegada da Cal Moreira no projeto, a Urban Systems foi contratada para desenvolver estudos de vocação e dimensionamento de demanda. “A experiência nos mostra que não podemos abrir mão da ciência para identificar qual será o tipo de produto que colocaremos no mercado. Já trabalhamos com a Urban Systems em outros empreendimentos e para o Fazendas Secretário não poderia ser diferente, pois os estudos validaram o projeto inicial e nos deram direcionamento para as demais fases”, afirma Moreira.
Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems, complementa que o Fazendas Secretário é um projeto muito diferenciado, pois está na serra, local de refúgio e de muito contato com a natureza e, ao mesmo, próximo do Rio, permitindo a segunda moradia ou a híbrida por conta de toda a sua infraestrutura. “Os nossos estudos mostraram essa grande vocação do complexo e a SPE desenvolveu o empreendimento com base nos dados que apuramos. O sucesso de vendas da primeira fase mostra que a empreitada conquistou pessoas dos centros urbanos que estão em busca de qualidade de vida e segurança sem perder o conforto das conveniências do dia a dia”, destaca Assumpção.
Sobre a Cal Moreira
Com sede na cidade de Petrópolis – RJ, a Cal Moreira é especializada no mercado imobiliário envolvendo gestão administrativa e financeira, soluções inteligentes, estratégicas, direção executiva e gestão comercial.
Foi fundada em 2013 pelo sócio-diretor executivo, Carlos Alberto Lima Moreira, graduado em Administração de Empresas e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas. “Iniciei na área financeira, analisando crédito das incorporadoras, o que me levou para o outro lado, da análise de incorporação imobiliária pela necessidade de se aprimorar e entendendo o que as incorporadoras estavam precisando”, observa Moreira. A empresa busca as melhores soluções administrativas, direção executiva, estratégias e inteligência para o negócio como um todo.
Conheça mais sobre o empreendimdento aqui.
Não importa o tamanho da área a ser desenvolvida, a Urban Systems elabora soluções que irão agregar valor ao seu empreendimento, reduzir os seus riscos de investimento e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Fale Conosco!
Conteúdo elaborado pela redação Urban Systems
Comentários
Postar um comentário