O evento gratuito e aberto a médicos e profissionais da área de saúde que têm interesse sobre o tema marca a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Números recentes divulgados pela Secretaria de Saúde de Campinas apontam que de janeiro a agosto de 2023, foram registrados 556 casos de maternidade na faixa etária entre 10 e 19 anos na cidade. A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas promove um encontro com especialistas nesta quinta-feira (8/2) na sede da instituição, a partir das 19h30.
O evento gratuito e aberto a médicos e profissionais da área de saúde que têm interesse sobre o tema marca a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Criada com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, a data contribui para a redução da casos nessa faixa etária.
O obstetra Dr. Anderson Borovac Pinheiro, com especialização pela Unicamp e estudos no Massachusetts General Hospital, autor do guia “A internet não é legal para gestantes” palestra sobre o tema “Especificidades no pré-natal da adolescente”.
Em seu pós-doutorado, defendido em 2019, no Massachusetts General Hospital, afiliado da Harvard University, considerados um dos 10 melhores hospitais para se estudar nos EUA foi bolsista da Fapesp e se embrenhou no universo materno infantil. O especialista também trabalhou com pré natal em Campinas.
Atualmente é coordenador da equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital Madre Theodora, trabalha na Prefeitura Municipal de Paulínia e é sócio fundador do grupo Maternare.
O evento contará também com a presidente do Departamento de Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Dra. Elizete Prescinotti Andrade, que é pediatra e hebiatra e falará sobre “Impactos da gravidez na adolescência”.
O coordenador do Departamento Científico de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da SMCC, Dr. Kleber Cursino de Andrade, organizador do evento, fará a palestra Radiologia e Diagnóstico por Imagem: por que o exame do ultrassom é mais complexo na adolescente grávida. A moderação do evento será feita pelo médico ginecologista e obstetra Dr. Douglas Bernal, professor da PUC Campinas.
Especialista
A paixão pela obstetrícia e o respeito pela ciência, além do desejo constante de atualização levou Dr. Anderson Pinheiro, médico com especialização pela Unicamp e estudos no Massachusetts General Hospital, afiliado da Harvard University, considerados um dos 10 melhores hospitais para se estudar nos EUA, a escrever um guia procura responder algumas dessas perguntas com base cientifica.
Partindo de dúvidas reais de seus pacientes acumuladas ao longo de anos em sua jornada na experiência clínica, ele se dedicou em uma extensa pesquisa para reunir dados e escrever o guia, além de esclarecer mitos e verdades.
Dr. Anderson atuou também por 12 anos como médico-assistente no Hospital Estadual da Universidade Estadual de Campinas e atualmente é coordenador de ginecologia e obstetrícia e pré-natal de alto risco, do Hospital e Maternidade Teodora, de Campinas, além de atender em seu consultório, juntamente com outros médicos no Espaço Maternare, dedicado aos cuidados da mulher em todas as fases da vida.
Comentários
Postar um comentário