Turismo sustentável e acessível, o eixo central da FITUR 2024

 


A Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEMA MADRID, que ocorrerá de 24 a 28 de janeiro de 2024, se posiciona como referência global na promoção da responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa no setor.


A FITUR anuncia uma nova seção, a FITUR 4all, focada no turismo acessível, que premiará o estande mais sustentável e medirá sua pegada de carbono. Já o Observatório FiturNext premiará as iniciativas turísticas que contribuam para revitalizar regiões.


https://stratus.campaign-image.eu/images/162477000000165030_zc_v1_1703762203208_fitur_4_baja.jpg

FITUR 2024 apresenta-se como a feira líder mundial não apenas no âmbito turístico, mas também no que diz respeito ao compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa no setor. A 44ª edição funcionará como um amplificador para as boas práticas, bem como para impulsionar as estratégias voltadas à promoção de um turismo respeitoso, visando potencializar o desenvolvimento de uma economia cada vez mais sustentável. 


As seções da FITUR estão um passo à frente em direção a modelos mais responsáveis


Desta forma, todas as seções da FITUR têm a sustentabilidade como seu fio condutor, com destaque para a primeira edição da FITUR 4all que será realizada em parceria com o Impulsa Igualdad para ressaltar a importância de avançar rumo a um turismo acessível e inclusivo. Em prol da igualdade, destaca-se o trabalho da FITUR Woman, que visa tornar visíveis os talentos femininos no turismo e promover a igualdade de oportunidades, bem como a FITUR LGBT+. FITUR Screen, a FITUR Sports e a FITUR Lingua, por sua vez, destacam-se pela promoção de destinos que visam superar a questão da sazonalidade e distribuir a atividade turística por todas as regiões, uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento das comunidades e o progresso rumo a modelos cada vez mais sustentáveis. Por fim, a FITUR Cruises, cujo foco é o turismo de cruzeiros, caracterizado pela responsabilidade do turismo azul, e a FITUR Talent, com sua dimensão social e econômica ao abordar os desafios e oportunidades para os talentos no turismo. 


A responsabilidade, um valor diferencial dos expositores da FITUR


A FITUR incentiva a participação sustentável de seus expositores, profissionais e visitantes por meio de guias de ação e recomendações. O objetivo é minimizar o impacto no ambiente da feira e potencializar seus aspectos positivos.  Pelo segundo ano consecutivo, a IFEMA MADRID medirá a pegada de carbono gerada na FITUR como reflexo do seu firme compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, comprometendo-se a reduzir essa pegada na próxima edição do evento internacional. 


A participação sustentável na FITUR será reforçada com os Prêmios para o Estande Sustentável. O objetivo é reconhecer o esforço dos expositores em alinhar sua presença na FITUR com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 


Observatório FITUR Next, as iniciativas que mostram como o turismo contribui para a revitalização de regiões 


A quinta edição do Observatório Fitur Next premiará as iniciativas turísticas que contribuem para revitalizar regiões e amenizar a despovoação com o objetivo de fomentar o emprego e o consumo local, reduzir as desigualdades nas áreas rurais e promover o equilíbrio entre o mundo rural, o urbano e a sustentabilidade.

 

De acordo com dados da ONU, em 2018, 55% da população mundial vivia nas cidades, a estimativa é que esse número chegue a 70% em 2050. Este processo é prejudicial para o Planeta, visto que estas cidades sozinhas consomem 75% dos recursos energéticos e emitem 80% do carbono poluente.

 

Nesta edição, a Fitur Next organizará atividades, conferências e mesas redondas em torno desse desafio. O programa contará com especialistas em despovoação e revitalização territorial. A agenda abordará assuntos como a despovoação, o turismo regenerativo e responsável como motor do desenvolvimento de um destino e a sustentabilidade no setor.

 

FITUR 2024 demonstra que o turismo sustentável não é apenas uma tendência, mas uma necessidade imperativa para garantir um futuro equitativo para as gerações futuras. Desta forma, apresenta um reflexo de um setor com uma clara orientação responsável e valoriza os esforços, compromissos e avanços em termos de sustentabilidade de destinos e empresas. A Feira Internacional de Turismo estabelece compromissos de longo prazo para continuar melhorando suas práticas e alcance, buscando promover a colaboração entre os principais atores do setor turístico no mundo.

Comentários