98ª Corrida de São Silvestre tem reforços internacionais

 


Três africanos reforçarão o grupo de estrangeiros na disputa de domingo, com destaque para a bicampeã Yimer Wude


98ª Corrida de São Silvestre - Yimer (Gazeta Press)

98ª Corrida de São Silvestre - Yimer
(Gazeta Press)

 

São Paulo (SP) – A 98ª Corrida Internacional de São Silvestre estará ainda mais forte no próximo domingo, dia 31 de dezembro. A principal prova de rua de América Latina ganhou três reforços internacionais nesta quinta-feira, todos africanos. O destaque maior fica por conta da etíope Yimer Wude, bicampeã da disputa (2014 e 2015) e vice no ano passado. As outras atrações serão sua compatriota Aberash Kabeda, vice-campeã da Meia Maratona de Milão neste ano, e o queniano Reuben Longoshiwa, destaque da nova geração de atletas do país.

A confirmação dos corredores ocorreu somente nesta semana em razão dos trâmites legais para a participação na disputa. Com a participação liberada junto à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a organização da São Silvestre pode confirmar a presença na edição deste ano. A briga pelo primeiro lugar no feminino fica ainda mais forte, com mais uma campeã nas ruas e avenidas da Capital paulista.

Yimer Wude é, sem dúvida, uma atração à parte. A etíope é bem conhecida do público brasileiro após o bicampeonato em São Paulo, em 2014 e 2015, e também o segundo lugar obtido em 2022. Yimer tem ao seu favor o fato de conhecer bem o percurso e, certamente, saberá tirar proveito desse importante detalhe. Mas a única certeza é que a prova feminina tem tudo para ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.

Bloqueios de trânsito

O esquema de trânsito na região da Avenida Paulista começará no sábado, a partir das 20h, com a interdição entre a Rua Teixeira da Silva e a Rua da Consolação, em ambos os sentidos, sendo permitido transpor a Av. Paulista em todos os cruzamentos, com exceção da Alameda Campinas entre R. São Carlos do Pinhal e Av. Paulista. A partir das 22h, ocorre a canalização de duas faixas da esquerda na Av. Dr. Arnaldo, sentido centro, entre a Rua Major Natanael e o Túnel José Roberto F. Melhem.

No domingo, a programação terá início às 2h, com interdição das vias transversais da Av. Paulista, com exceção da Rua Bela Cintra, Rua Teixeira da Silva, Rua Carlos Sampaio e Avenida Brig. Luís Antônio; às 5h, interdição do Túnel Noite Ilustrada, no acesso à Rua Major Natanael; das 5h30 às 6h, interdição do restante do percurso da corrida; e 12h, Av. Paulista permanecerá interditada, nos dois sentidos, entre as Ruas Teixeira da Silva e da Consolação.

agenda oficial para os participantes da 98ª Corrida Internacional de São Silvestre no dia 31 começará às 7h25min, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, às 7h40min, será a vez da Elite feminina, ficando para as 8h05min a vez dos corredores da Elite masculina, Pelotão C, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral. A largada será na Avenida Paulista, próximo ao número 2000, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900.

Acessos aos setores de largada

Haverá triagem e controle de entrada em cada um dos setores de largada, que será válidos das 5h às 8h no dia 31. Os acessos são os seguintes: Pelotão C/PCD/PM/GCM, Rua Frei Caneca pelas ruas Antônio Carlos e Luiz Coelho; Pelotão Premium, Rua Frei Caneca e Padre João Manuel pela Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal; Setor 1/Azul, Alameda Ministro Rocha Azevedo pela Alameda Santos e Rua São Carlos do Pinhal; Setor 2/Verde, Rua Peixoto Gomide e Rua Plínio Figueiredo pelas Alameda Santos e Rua Carlos Comenale; Setor 3/Vermelho, Alameda Casa Branca e Rua Prof. Otávio Mendes (lateral do MASP), pela Alameda Santos e Rua Carlos Comenale.

O evento oferecerá infraestrutura (apoio médico, acessos, hidratação, lanches) para o número oficial de inscritos. Não serão disponibilizados recursos extras para atletas que não estejam oficialmente inscritos, conhecidos por “pipocas”. Para combater fraudes, a organização monitora as inscrições e terá atendimento especial durante a retirada de kits de atletas na categoria 60+.

A Corrida Internacional de São Silvestre é uma propriedade da Fundação Cásper Líbero, realização do Portal GazetaEsportiva.com, promoção da TV Gazeta, transmissão das TVs Gazeta e Globo, com organização técnica da Yescom. O apoio especial é da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Turismo da Cidade e Governo do Estado de São Paulo.

Mais informações no site oficial: www.saosilvestre.com.br

Comentários