Projeto da TopMed que reduz filas do SUS vence o prêmio InovaCidade 2023




Iniciativa comprova como é possível direcionar alta tecnologia para aliar agilidade e eficácia no atendimento, além de democratizar o acesso seguro à saúde

Pioneira em telemedicina e saúde digital no país, a TopMed conquistou o prêmio InovaCidade, que reconhece ações para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (23/05), na 10ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), em São Paulo.

A vitória da TopMed foi motivada pelo projeto “Atenção Primária Remota”, o primeiro canal brasileiro de atendimento pré-clínico para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado em 2019 pela Prefeitura de Florianópolis. 

Além da capital catarinense, o projeto contempla as experiências de outros municípios do Estado. Em funcionamento desde 2021, "Saúde na Mão Lages", "Alô Saúde Rio do Sul" e "Alô Saúde Benedito Novo" contribuem para ampliar o acesso à saúde de milhares de pessoas. Entre importantes resultados obtidos, a iniciativa tem um índice de 88% de resolutividade nos atendimentos recebidos.

“O reconhecimento dessa premiação é de uma relevância imensa, pois reforça a todos os envolvidos (usuários, municípios e empresa) que estamos no caminho certo e que nossa tecnologia, soluções e entregas para o SUS são efetivas, geram resultados práticos e transformadores”, salienta Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed.

“Essa distinção referencia o pioneirismo e trabalho que a TopMed realiza ao desenvolver tecnologia de ponta para democratizar o acesso à saúde de qualidade. Sempre visionária ao investir e se desenvolver neste segmento, a empresa tornou-se autoridade em conectar tecnologia e saúde, impactando a vida das pessoas de forma significativa e promovendo um maior bem-estar social”, complementa Valda Stange, CEO da TopMed.

A inovação e a inteligência empregadas estão na tecnologia dos canais de atendimento, nos algoritmos personalizados para cada realidade dos municípios, na capacitação constante dos profissionais, na integração entre sistemas das cidades e TopMed, no fornecimento de informações rápidas, seguras e atualizadas, tanto para o usuário quanto para a gestão.

“Projetos como o Atenção Primária Remota, sem dúvida, farão parte do futuro das cidades brasileiras, em especial àquelas que se propõem a olhar com mais cuidado e empatia aos seus munícipes e buscar aumentar a qualidade de vida em seus territórios”, observa Cleones.

A proposta consolidada da iniciativa visa permitir que o usuário esteja no centro do cuidado da sua saúde e possa realizar seu autocuidado de qualquer lugar, sem depender de um local físico, com limitação de funcionamento e horário. Além da saúde, os impactos são visíveis no deslocamento, trânsito, conforto, qualidade de vida, desempenho econômico e satisfação dos municípios. 

“O prêmio InovaCidade reforça a referência da TopMed em telessaúde e telemedicina no Brasil, celebra as ações inovadoras desenvolvidas pela empresa, voltadas para a qualidade no atendimento público, incluindo a alta tecnologia voltada ao SUS. Tudo isso para democratizar, oferecendo acesso universal e equidade”, conclui Cleones.

Números do projeto Atenção Primária Remota da TopMed (2019-2023):

  • 18 segundos é o tempo médio de espera para atendimento;
  • 1,2 milhões de usuários SUS atendidos;
  • 88% dos atendimentos são solucionados pela teletriagem;
  • 12% apenas do total de atendimentos foram encaminhados para algum serviço presencial.

TopMed: Com sede em Florianópolis, a TopMed é a maior do setor na região Sul e figura entre os cinco principais players brasileiros do seu mercado. Oferece atualmente mais de 20 soluções em saúde digital, todas elas desenvolvidas com foco na experiência do usuário e em fazer a diferença nas organizações e municípios que as utilizam.

Atua nas seguintes verticais: B2G (Business to Governement), que dispõe de diferentes e adaptáveis soluções aos governos para ampliar o acesso e a assistência à saúde no SUS. B2B e B2B2C, respectivamente, soluções a organizações e negociações entre empresas visando o cliente. Nessas áreas, a TopMed opera com produtos moduláveis e personalizados para empresas em geral, operadoras e gestoras de saúde, clínicas, hospitais, fintechs, empresas de cartões e de benefícios, por exemplo.

 




Imagens relacionadas

Paulo Salvi, sócio-diretor e CTO; Valda Stange, CEO; e Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed
Paulo Salvi, sócio-diretor e CTO; Valda Stange, CEO; e Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed
Foto: Divulgação/ LLComunicação



Leopoldo de Albuquerque, Presidente Global do Instituto Smart City Business America; Paulo Salvi, sócio-diretor e CTO; Valda Stange, CEO; e Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed
Leopoldo de Albuquerque, Presidente Global do Instituto Smart City Business America; Paulo Salvi, sócio-diretor e CTO; Valda Stange, CEO; e Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed
Foto: Divulgação/ LLComunicação

Comentários