Enacon Secovi-SP debate temas atuais e relevantes da administração de condomínios

 


 
Síndicos, empresários e profissionais que atuam na administração imobiliária
e condominial são os convidados para a 19ª edição do Encontro
Nacional das Administradores de Condomínios,
que será realizada nos dias 28, 29 e 30/6, em São Paulo
 
Jornada para o Amanhã é o mote do Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios, o Enacon Secovi-SP 2023, que vai reunir empresários, gestores, e profissionais do segmento nos dias 28, 29 e 30/6, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.
 
Moira de Toledo, diretora executiva da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, convida a todos para participar desse tradicional evento voltado às administradoras. “Vamos debater o que há de mais atual no nosso segmento”, afirma, destacando o rico temário que vai focalizar, além de temas ligados ao segmento, inovação, diversidade e inclusão.
 
Painéis técnicos sobre temas relevantes, showroom de produtos e serviços, além de visitas técnicas, reúnem tudo o que interessa para atualização, aprimoramento, soluções inovadoras e saudável desenvolvimento das atividades. Iniciativa bem-sucedida na edição passada, o Enacon Experience promove visitas técnicas focadas em gestão e em operação a pequenos grupos de participantes, que têm direito a integração diferenciada, almoço especial e kit exclusivo.

Programação
 
No dia 28/6, a cerimônia de abertura contará com a participação de Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP; Moira Toledo Bossolani, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP; Pedro Wahmann, presidente do Secovi-RJ e coordenador da CBCSI – Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários da CNC; e José Roberto Graiche Junior, presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC).
 
O primeiro painel Três recursos e como utilizá-los dentro da lei vai abordar metaverso, tokenização e proteção de dados, com palestras da advogada Juliana Abrusio, que vai explicar o que é tudo isso e quais são os impactos no presente e no futuro das atividades, e do empresário Alexandre Frankel, que mostrará o efeito prático destas e de outras medidas nos negócios. Em seguida, terá início o painel Papo Legal, que vai focalizar as principais questões dos condomínios, de forma objetiva e didática, pelos advogados Jaques Bushatsky, João Paulo Rossi Paschoal e Anna Lyvia Ribeiro, e moderação de Luiz Ribeiro.
 
A vice-presidente do Secovi-SP, Moira Toledo Bossolani, e a presidente do Secovi-MG, Cassia Ximenes, farão a introdução aos grandes temas nacionais da administração imobiliária, que serão abordados no painel Inteligência artificial e outras tecnologias a serviço da vida condominial, que contará com a presença do palestrante internacional Pepe Gutierrez, CEO da Megafincas. Em seguida, o advogado Marcelo Terra vai discorrer sobre locação de curtíssima temporada (Airbnb). O engenheiro Sergio Meira, diretor de Condomínios do Secovi-SP, mediará os debates.
 
Quer que eu desenhe? é o painel que vai explicar o que é “Visual Law”, um recurso que reúne design, direito e tecnologia e tem sido uma ferramenta útil para a realização de assembleias virtuais, por exemplo. Esse painel contará com palestra do advogado André Abelha, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) e comentários da jornalista Catarina Anderaos, editora-chefe digital do Sindiconet. A moderação estará a cargo de Fernanda Lisboa, presidente do Capítulo nº 111 São Paulo do IREM® - Institute of Real Estate Management.
 
Especialistas das áreas de gestão corporativa e administração de condomínios residenciais vão reacender a discussão no painel Síndico e administradora: uma relação de parceria, que será ancorado por Márcio Rachkorky, advogado e comentarista de rádio e TV; e terá três debatedores: Alessandro do Carmo, da CBRE; Rodrigo Lobo, do Síndico ALdvanced; e Mariana Guillaumon, da administradora Guillaumon.
 
O painel de encerramento do primeiro dia do Enacon Secovi-SP 2023 intitulado Não basta ser. Tem que parecer e aparecer vai dar dicas de marketing pessoal, construção de identidade e consolidação de imagem. A jornalista Michelle Barros vai indicar os passos fundamentais para a comunicação interna e externa e bom aproveitamento do que as mídias têm para oferecer para os empresários e profissionais do segmento.
 
Segundo dia
 
A agenda do segundo dia, 29/6, começará com a apresentação de um estudo inédito mostra impactos da reforma tributária na administração de imóveis e condomínios. O advogado Rodrigo Dias vai apontar as principais mudanças que poderão interferir no dia a dia das atividades e dará dicas exclusivas para os segmentos que, por suas características, vão precisar ajustar diversos procedimentos e operar com total segurança. Os vice-presidentes do Secovi-SP Adriano Sartori (Gestão Patrimonial e Locação) e Moira Toledo (Administração Imobiliária e Condomínios) participarão como debatedores.
 
A segunda parte do Papo Legal abordará os desafios e soluções jurídicas para a gestão de condomínios mistos, com a participação dos advogados Rubens Carmo Elias Filho, Eric Keller Tavares de Camargo e Thomaz Whately. A moderação ficará a cargo de Cristiane Vargas, diretora da Agadie-RS.
 
As constantes mudanças de mentalidade - e seus vieses inconscientes, será que os dados que a administradora tem são úteis ou necessários? Em tempos de negócios orientados a dados, o que vale manter, cruzar ou descartar e quais ferramentas podem ajudar nessa tarefa. Será o Chat GPT uma delas? As respostas para essas questões estarão no painel Gestão orientada a dados – A base para o futuro da administração, que contará com palestras de Elisa Rosenthal, cofundadora e líder do movimento Mulheres do Imobiliário, e Guilherme França Blumer, cofundador da CredAluga.
 
Em seguida, o painel Tecnologias prontas para usar vai mostrar, na prática, os recursos de CRM, marketplace e outras ferramentas que não podem faltar na gestão de seus negócios. Os palestrantes são Angelica Arbex, diretora de Marketing da Lello Condomínios, e Carlos Eduardo Ruschel, diretor da Crédito Real.
 
Quem é a sua voz? é o título do painel que será moderado pela Julia Dal Santo, do Grupo Guarida, e contará com palestra de David Braga, CEO da Prime Talent Executive Search, que vai falar sobre as diversas vozes que existem dentro da organização: as dos colaboradores, fornecedores e prestadores, que com transparência, alinhamento e sincera parceria colaboram para o crescimento. A palestra de encerramento do Enacon Secovi-SP será feita por Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, que falará sobre a importância da diversidade, inclusão e pertencimento.
 
Visitas técnicas
 
O dia 30/6 será dedicado a duas visitas técnicas: a primeira à Casa Lello, espaço conceito de uma grande administradora de condomínios, que vai compartilhar sua estratégia de reposicionamento de marca e de compromisso com o ESG. A segunda visita será ao Edifício 17.007 Nações, um dos empreendimentos imobiliários de maior destaque na cidade de São Paulo, edificado com o que há de mais moderno, tecnológico e sustentável, possui características marcantes que fazem a diferença nesse projeto, que tem como aposta o bem-estar do ambiente empresarial e cuja gestão envolve altíssima complexibilidade.
 

Mais informações e inscrições, acesse www.enaconsecovi.com.br .

Comentários