Política externa no governo Lula em debate na Fundação FHC

 Webinário reunirá os ex-ministros Celso Lafer e Izabella Teixeira e a pesquisadora Laura Trajber Waisbich, de Oxford e do Instituto Igarapé



Fundação FHC realiza nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, às 11 horas, o webinar "Desafios para a política externa brasileira em um mundo em crise".

Em foco estará o cenário mais adverso e perigoso na seara internacional que o presidente Lula encontra em seu terceiro mandato na comparação com seus mandatos anteriores. Tensões geopolíticas crescentes, ataques à democracia, menor crescimento do comércio global e agravamento da mudança climática são os pontos mais evidentes.

Por outro lado, também é verdade que a saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República – após uma gestão marcada pelo isolamento e pela exacerbada contaminação ideológica na condução da política externa – pode representar uma oportunidade para avançar em negociações com outros países e blocos. Não à toa, em poucos dias de gestão, o atual presidente já se encontrou com importantes lideranças globais e tem visitas agendadas para os EUA e a China para breve.

Os palestrantes/debatedores desse evento serão o ex-ministro das Relações Exteriores e presidente do Conselho da Fundação FHC, Celso Lafer; a ex-ministra do Meio Ambiente e conselheira da FFHC, Izabella Teixeira; e a pesquisadora sênior da University of Oxford e do Instituto Igarapé, Laura Trajber Waisbich. A mediação será do diretor-geral da organização, Sergio Fausto.

Os convidados responderão às principais questões atuais do debate da política externa brasileira, a saber, o que deve ser atualizado em suas diretrizes; quais prioridades devem orientá-la; como incorporar a defesa de valores, a começar pela democracia, nessa discussão; entre outros aspectos.

Para se credenciar e acompanhar online, basta acessar o link a seguir: fundacaofhc.org.br/lp/fev/zm09.html.

Perguntas do público via Zoom serão selecionadas ao vivo e direcionadas aos palestrantes. Se quiser enviar antecipadamente, o email para contato é o aovivo@fundacaofhc.org.br.

Webinar "Desafios para a política externa brasileira em um mundo em crise

Com Celso Lafer, Izabella Teixeira, Laura Trajber Waisbich e Sergio Fausto

Dia 9 de fevereiro, às 11h00.

Via Zoom.

Sobre a Fundação FHC - A Fundação Fernando Henrique Cardoso é um think tank brasileiro apartidário e sem fins lucrativos, inaugurado em 2004, que têm um duplo propósito: produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no país em sua relação com o mundo; e preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso, além de outros familiares e amigos do casal, contribuindo, assim, com a documentação de parte da história da vida política e intelectual nacional.

Comentários