Lições de Vitor Pereira para os Negócios



A traição e a arrogância podem acabar com os resultados da sua equipe!

 

*Por Alexandre Slivnik

 

Você já parou para pensar o quanto a traição e a arrogância podem contaminar negativamente as equipes de trabalho e influenciar nos resultados das empresas?

Por conta de uma paixão familiar que passa de pai para filho, sou torcedor do Corinthians. Torcedor daqueles de assistir todos os jogos e ir ao estádio para vibrar e sofrer pelo meu time.

No ano de 2022 o líder técnico do Corinthians era Vitor Pereira, um técnico português que, até então, tinha, a meu ver, feito um bom trabalho com o time. Ao final do seu contrato foi oferecida possibilidade de renovação de contrato pelo clube, porém, o técnico declinou justificando que teria que voltar a Portugal para cuidar de um problema familiar. Jurou amor ao clube e disse nunca ter visto uma torcida tão fanática pelo time antes. Na época, eu disse ao meu filho Leo que gostava dele como técnico e, também, da sua transparência e honestidade enquanto líder (mal sabia o que estaria por vir).

Exatamente 10 dias depois da saída dele do clube, li uma reportagem que ele estaria negociando sua ida ao Flamengo, um outro clube gigante, rival do meu clube do coração, Corinthians. Imediatamente pensei ser mais uma fake news e falei ao meu filho que não faria sentido essa notícia, já que ele tinha sido, a meu ver, coerente durante sua estada no Corinthians.

Para o meu desgosto, algumas semanas depois, essa notícia foi confirmada oficialmente. Vitor Pereira, que inicialmente tinha informado ao clube e à torcida que voltaria a Portugal para cuidar de um problema familiar, tinha acertado sua mudança para o Rio de Janeiro (para treinar o Flamengo).

Essa mudança gerou revolta em muitos torcedores. Fiquei refletindo muito sobre a atitude de Vitor Pereira e quanto a falta de transparência e honestidade podem abalar a confiança de um líder. Desde então, a partir da mudança de clube, passei a refletir que isso acontece muitas vezes em muitas empresas. Líderes pouco transparentes, que beiram a desonestidade, são pouco confiáveis e, por isso, podem impactar negativamente os resultados da sua equipe.

Os novos liderados de Vitor Pereira no Flamengo sabiam da história. Como será que alguém chamado de traidor pelo antigo clube seria recebido pelos seus novos liderados? Como será que um líder com um histórico de traição em uma outra empresa seria recebido em uma nova empresa?

Esses eram os meus questionamentos. Eu tinha uma teoria de que não daria certo. Teoria que foi confirmada algumas semanas depois, com a eliminação precoce do Flamengo no campeonato mais importante do ano, o Mundial de Clubes da FIFA.

Tive a oportunidade de assistir ao jogo. Além de alguns erros técnicos (sim, sei que isso é subjetivo e pode ser justificável), era impossível não olhar para os comandos dele e não lembrar da traição que ele tinha feito com uma nação de 30 milhões de apaixonados pelo Corinthians. Ele havia mentido, talvez pela falta de coragem de falar a verdade para milhares de pessoas ou simplesmente pela falta de honestidade mesmo. Vitor Pereira foi considerado por muitas pessoas o grande responsável pela derrota do Flamengo nesse importante campeonato. Minha teoria acabava de se confirmar. Líderes que não são transparentes e honestos podem afundar equipes de trabalho!

Enquanto o mundo grita por líderes de portas abertas (ou que abre portas), Vitor Pereira é um líder que fecha portas. Um líder que, visivelmente, está sendo sufocado pela sua desonestidade e arrogância. Como muitos líderes que vemos por aí nas empresas.

Se você está em uma empresa e vê esse tipo de líder, tente mudar imediatamente. Primeiramente tente mudar o líder e, se não conseguir, rapidamente mude de empresa. Empresas saudáveis merecem ter um ambiente positivo em que a honestidade e transparência são alicerces de resultados extraordinários.

 

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.

Comentários