O tipo de carboidrato que você consome interfere no desempenho do treino

 

viva-bem
Terça-feira, 4/10/2022
 
iStock
 
  
O tipo de carboidrato que você consome interfere no desempenho do treino

Como você deve saber, carboidratos são a principal fonte de energia durante a atividade física. Mas, de acordo com a nutricionista Verônica Laino, responsável pelos menus de Cardápios para Emagrecer, um erro comum antes de fazer exercícios é comer somente carboidratos refinados (pão branco e açúcar, por exemplo).

Esses alimentos até oferecem bastante combustível em um primeiro momento, mas logo há um "efeito rebote" e o seu nível de energia vai caindo, ao ponto de bater até uma sonolência, com bocejos.

Para evitar o problema, Laino recomenda consumir carboidratos integrais e/ou combinados com alguma fonte de fibra, proteína ou gordura. "Isso vai deixar a absorção dos açúcares mais lenta e gradual, liberando energia de forma constante para o corpo ao longo de toda a atividade física." Veja algumas opções:

  • Frutas com granola, chia e/ou iogurte natural
  • Pão integral com queijo branco, tomate e orégano
  • Frutas com pasta de amendoim
  • Tapioca com ovo
 
iStock
 
  
Sugestões para o pré-treino

Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem 5 menus semanais, com 5 refeições cada. Para quem treina, tanto a sugestão de lanche da manhã quanto a de lanche da tarde podem ser consumidas antes da atividade física, pois sempre trazem combinações de carboidratos, fibras, gorduras e/ou proteínas. Veja uma opção para hoje:

  • melancia
  • mix de castanhas

Assine UOL para acessar os mais de 100 cardápios já publicados e outros conteúdos exclusivos.

iStock
ISTOCK
Cardápios exclusivos para você emagrecer
Em nosso programa, você recebe 5 novos menus por semana, para perder peso com saúde
CONFIRA!

Comentários