Alunos da E.M. Prof. Alberto Gandur visitam a Estação de Tratamento da Sabesp de Jales



Os alunos  e a equipe da escola foram recepcionados pelo funcionário Roberto Custódio que deu explicações sobre o funcionamento da Estação de Tratamento  e ao final posaram para uma foto especial registrando a visita 



Através do Programa Uniforme e Contínuo de Educação Ambiental do Município de Jales, articulado com o Projeto Munícipio Verde e Azul, foi proporcionado o desenvolvimento de atividades que visam garantir aos alunos conhecimentos necessários para a vida sustentável, no dia 21 de setembro, os alunos do 3º ano C e do 5º ano C, da E.M. Prof. Alberto Gandur, visitaram a Estação de Tratamento de Esgotos da  Sabesp de Jales.

Acompanhados pelas professoras Adriana Marques Pedro e Regiane Toledo Biegas, a vice-diretora Marilene Valério Soares, a inspetora Eliana Rossafa e a monitora de transporte Giovana Moraes Modolo, os estudantes foram recepcionados pelo funcionário Roberto Custódio, que explicou o trabalho que é feito pela Sabesp: o tratamento da água, abastecimento, todo o percurso para que a água chegue potável até nossas casas, a coleta e o tratamento do esgoto da nossa cidade, que proporciona que a água tratada volte à natureza. 

Durante o passeio os alunos conheceram os tanques onde fica coletado o esgoto e também o viveiro, onde são produzidas as mudas responsáveis pelo reflorestamento, que servem para repor possíveis percas ocorridas na natureza.

Segundo a coordenadora da escola, Cláudia Ribeiro, este conteúdo faz parte do Currículo em Ação – Geografia e História - Sociedade e Natureza, sendo interdisciplinar com o tema das aulas de Ciências”Qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água, a partir de seu lugar de vivência” e com oLer e Escrever – “Importância do desenvolvimento de hábitos e atitudes para a redução e reuso da água, do descarte do lixo e esgoto de forma consciente”.  

“As crianças puderam ver de perto o espaço onde são executados os processos de tratamento da água.São vivências reais como essa que favorecem o aprendizado significativo, incentivando a preservação do meio ambiente e conscientizandosobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Este recurso, apesar de renovável, é finito. Nossos alunos saíram da visita conscientes disso”, complementoua coordenadora Cláudia Ribeiro.

Comentários