Ambipar anuncia convênio de cooperação acadêmico científico com a Universidade Presbiteriana Mackenzie

 O acordo prevê elaboração de conteúdo pedagógico, oferta de bolsas de iniciação científica e tecnológica, bolsas de mestrado, além de financiamento de projetos de pesquisa

A Ambipar, multinacional brasileira, líder em gestão ambiental, assinou convênio de cooperação acadêmico-científico com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), cujo objetivo é desenvolver profissionais, conhecimento e tecnologia para promover a valorização de resíduos e a economia circular.

A parceria promoverá o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão com foco nos aspectos promotores da economia circular, conforme detalhamento abaixo:

  • Ensino: visitas guiadas às empresas do Grupo Ambipar, palestras de profissionais da companhia para os alunos nos cursos da Mackenzie e elaboração de conteúdo pedagógico com base nas empresas do conglomerado.
  • Pesquisa: oferta de bolsas de iniciação científica e tecnológica e bolsas de mestrado, além de financiamento de projetos de pesquisa.
  • Extensão: apoio a projetos de socioambientais capazes de aumentar os impactos positivos da UPM e da Ambipar na sociedade.

“O departamento de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie pretende, com o Hub, integrar o ambiente empresarial ao acadêmico, desenvolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento que atendam às necessidades das organizações no que tange à sustentabilidade, além de permitir aos alunos e pesquisadores acesso a problemas reais. A parceria propiciará benefícios tanto para as empresas do Grupo Ambipar, que terá acesso aos nossos professores, alunos da graduação e da pós-graduação, quanto para a Universidade, no sentido de conexão com o mercado” esclarece Alaercio Nicoletti Junior, Professor da Engenharia de Produção e Coordenador do Hub de Sustentabilidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O responsável pelo projeto é o diretor de sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, graduado em Ciência Econômicas pela UFMG, especializado em Negócios Internacionais pela Fundação Dom Cabral, tem MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Leuphana Universität (Lüneburg, Alemanha). Tello também fez o International Leadership Training em Gestão Sustentável pela InWent e Sustentabilidade Aplicada aos negócios: Orientações para Gestores pela Fundação Getúlio Vargas.

Fundador e diretor na Watu Sustentabilidade, empresa adquirida pela Ambipar em novembro de 2020, atua há mais de dez anos como professor na Fundação Dom Cabral, é coordenador da Rede Desafio 2030 e do Hub ODS MG. Ao longo de sua carreira atuou em projetos relacionados à sustentabilidade, ao empreendedorismo, ao desenvolvimento regional e ao cooperativismo.

“Temos como objetivo tornar o Brasil uma referência em economia circular. Para isso, estamos estabelecendo parcerias com instituições de ensino superior capazes de colaborar no desenvolvimento das bases científicas e tecnológicas para o alcance desse propósito. Minha expertise como professor e o trabalho que desenvolvo na Ambipar me motivam a desenvolver projetos que contemplem o ESG em diversas esferas. Acreditamos que este será o primeiro de muitos projetos junto a universidades, em todo o Brasil”, finaliza Tello.

 

Sobre a Ambipar:

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa –SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 18 países da América do Sul, Europa, África, América do Norte e Antártida.  Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes



Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar
Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar

Comentários