Prêmio Os Movimentos das Cidades dará R$ 10 mil para iniciativas que tragam soluções para os desafios locais

 Inscrições acabam amanhã(31). Moradores, ONGs e Startups de dez municípios paulistas receberão consultoria e auxílio financeiro para desenvolver projetos sociais que impulsionem o crescimento regional

 

Após revelar histórias e identificar os principais desafios e oportunidades do cenário socioeconômico e fiscal de dez cidades paulistas, o estudo “Os Movimentos das Cidades” lançou prêmio para selecionar iniciativas em dez municípios paulistas que possam impactar positivamente a comunidade local. Cada um dos dez vencedores receberá consultoria e suporte financeiro para desenvolver o projeto.
 

Idealizado pela Agência Virtù, em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP) e apoio do Grupo CCR, o “Prêmio Os Movimentos das Cidades” terá conteúdos em multiplataforma, apresentados pelo jornalista Marcelo Tas, para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Sorocaba, Águas da Prata, Avaré, Campinas, Itapeva e Bragança Paulista.
 

“O Prêmio é a conclusão de uma ação de conteúdo que teve início no 2º semestre de 2020, com a série de vídeos Os Movimentos das Cidades, apresentada por Marcelo Tas. Evoluiu para um estudo amplo de dados, lançado neste ano, baseado em levantamentos de informações de mais de 400 municípios brasileiros e que desenhou a radiografia social, econômica, urbana, de cada uma das 10 cidades paulistas participantes. Agora, após apontarmos as vocações e os desafios de cada região, vamos apoiar os moradores que trouxerem soluções”, explica o diretor de Criação e Estratégia da Agência Virtù, Filipe Vilicic.
 

“Para a CCR, participar desta iniciativa é entender que mobilidade humana também significa levar governança e diálogo de qualidade para melhorar a discussão, a escolha de prioridades e de projetos, a partir das perspectivas locais. É interpretar o papel da infraestrutura em seu escopo de transformação social”, diz Tonico Pereira, diretor de Comunicação do Grupo CCR.

 

Poderão participar ONGs, Pessoas Físicas e Startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do CLP como: Fabio Ferraz - Secretário de Planejamento e Inovação do Município de Santos, Larice Peters - Professora de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina, Karla Santa Cruz Coelho - Médica, Ex-Diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), juntamente com Washington Bonfim - Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e Professor do Departamento de Ciências Sociais (UFPI) e Shirley Dantas - Arquiteta Urbanista, atual presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Sergipe. Além de jurados, o comitê dará mentoria aos projetos.
 

“O que me atraiu no prêmio foi a valorização da criatividade e colaboração para encarar desafios complexos da vida urbana. São cidades que em diferentes épocas usaram inovação para se manterem atuais. Sou filho do interior de São Paulo, nascido em Ituverava, região de Ribeirão Preto. Me senti honrado em colaborar para a criação e produção da série educativa Os Movimentos das Cidades onde contamos a história de dez municípios sob o viés da mobilidade e inovação. É uma alegria ver os conteúdos se expandindo para uma nova fase, para o fomento de ações práticas que podem contribuir para o desenvolvimento dessas cidades valorizando a produção colaborativa local”, declara Marcelo Tas.

 

O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora por cidade que receberá, cada uma, seis semanas de mentoria e R$10.000,00 para serem investidos no desenvolvimento da solução. Haverá, em janeiro, um evento na sede da CCR em São Paulo para premiar os vencedores, com apresentação de Marcelo Tas. Ao final dos treinamentos, em março, cada iniciativa fará também uma apresentação para uma banca de convidados especiais do CLP e da CCR.

 

As inscrições podem ser feitas até 31/12/2021. O regulamento completo está no site movimentosdascidades﹒grupoccr﹒com﹒br

Comentários