Cuidados com locações fakes em período de férias



 * João Xavier


Ano após ano ficamos empolgados com o período de recesso de fim de ano, ansiosos para viajar para e ter as tão sonhadas férias. Mas algo recorrente neste período são as locações fakes, um golpe muito antigo que, infelizmente, ainda causa transtornos em muitas pessoas e as levam a enormes prejuízos financeiros. Ao mesmo tempo que procuramos este momento de descanso, golpistas estão anunciando imóveis que não existem, ou até mesmo imóveis existentes, mas que não possuem tal propriedade.

Aqui compartilho alguns cuidados para evitar ou minimizar os problemas, caso você vá alugar um imóvel de curta temporada, para ter um excelente fim e início de ano, com segurança e tranquilidade.

1- Sempre faça as reservas em sites ou aplicativos tradicionais e conhecidos no mercado.
2 – É muito importante verificar os comentários de quem já ficou no imóvel, saber sobre o atendimento do anfitrião, se o local é limpo e seguro, além das notas dadas a ele.
3 - Verifique se o imóvel existe! Hoje com a facilidade da internet, você pode verificar os imóveis vizinhos, um comércio próximo, etc. Ligue, pergunte se é comum este imóvel ser locado. Se possível, vá pessoalmente conhecer o imóvel antes da locação.
4 - Se possível, não deposite nenhum valor antecipadamente. Faça o primeiro pagamento já estando dentro do imóvel.
5 - Priorize o pagamento com cartão de crédito, pois havendo qualquer irregularidade, você pode entrar em contato com o banco ou com a operadora e cancelar o pagamento.
6 - Se o anúncio estiver em algum site de imobiliária, verifique o Creci e veja se a imobiliária também possui o Creci jurídico. Caso uma imobiliária esteja fazendo vendas ou locações sem o Creci, denuncie! Exercício ilegal da profissão é crime.
7 - Vale a pena também consultar os sites de reclamações, se estão bem avaliados ou não.

Por fim, desconfie, principalmente das grandes oportunidades e dos valores muito abaixo do mercado. Seja coerente e proteja-se!

Sobre João Xavier: Síndico profissional, especialista em gestão condominial, especialista em implantação de novos condomínios. Administrador de empresas, sócio diretor da ATMA Consultoria Imobiliária, possui larga experiência em sistemas condominiais, e tecnologia voltada para segurança de condomínios. Membro do Conselho de Administração do estado de São Paulo (CRA-6-001410), atuou como palestrante em várias administradoras de condomínios em São Paulo.

Comentários