Programa da Ipiranga que oferece check-ups e testes de Covid traz saúde ao interior de São Paulo



Saúde na Estrada passará pelas cidades de Guaratinguetá,
São Roque, Tatuí, Mirassol e Santa Fé do Sul

Depois de uma etapa do Rio de Janeiro, o programa Saúde na Estrada, da Ipiranga, terminou a última semana em Queluz, interior de São Paulo. Foi a primeira de uma série de cidades do estado a receber a iniciativa, que passará por Guaratinguetá (dia 27/9), São Roque (28), Tatuí (29), Mirassol (30) e Santa Fé do Sul (1/10). O programa estará em postos localizados em rodovias das localidades e oferecerá gratuitamente uma série de exames de saúde. As consultas serão realizadas das 8h às 17h, e nelas caminhoneiros, motoristas, viajantes e também moradores das comunidades próximas poderão realizar um check-up básico (glicemia, pressão e visão), além de receberem orientações de prevenção à Covid-19.

O público poderá realizar os testes da balança de bioimpedância e o do IMC (Índice de Massa Corporal), que detecta dados como taxa metabólica, quantidade de água no corpo e massa livre de gordura, entre outros indicadores que permitem uma análise completa do peso corporal. O programa, adaptado ano passado para apoiar no combate à pandemia, oferece também testes rápidos de Covid-19 e distribui kits de higiene. As instalações têm capacidade de atendimento de mil pessoas por dia.

Os profissionais envolvidos nas ações estão seguindo todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). O cuidado com a saúde e a segurança tem sido redobrado, com o uso de aventais descartáveis de manga longa TNT 40, máscaras de proteção confeccionadas em policarbonato e acrílico cristal, com espessura de 0,5 mm e respirador facial PFF2 profissional, além dos equipamentos já normalmente empregados nas operações do Saúde na Estrada.

"O Saúde na Estrada existe há mais de dez anos e já atendeu a mais de 550 mil pessoas. São números expressivos. O programa segue firme em sua missão de disponibilizar serviços de saúde ao público, algo de importante ainda maior em um momento como o atual. Agora passando por São Paulo, reforçamos nossa parceria com os caminhoneiros e com as comunidades locais, que são partes fundamentais do dia a dia de nossas operações", afirma Sidnei Braz, gerente executivo de Negócios Rede|Rodovia da Ipiranga.

O programa social da Ipiranga ainda distribui material informativo com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Além disso, os caminhoneiros têm acesso a conteúdo para conscientização sobre combate à violência sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A Ipiranga é signatária do Pacto na Mão Certa, que tem como objetivo promover campanhas para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

SERVIÇO - PROGRAMA SAÚDE NA ESTRADA

27 de setembro de 2021
Posto Clube dos 500 Ltda
Rodovia Presidente Dutra, Km 58,5, S/N
Vila São José - Guaratinguetá - SP

28 de setembro de 2021
Posto Sessenta Ltda
Rodovia Presidente Castello Branco, KM 60
Prox. Fazenda São Roque - São Roque - SP

29 de setembro de 2021
Auto Posto Trevo Tatuí Ltda
Rodovia Antônio Romanó Schincariol, 506
Jardim Tokio - Tatuí - SP

30 de setembro de 2021
Posto Monte Carlo Mirassol Km 450 Ltda
Av. Cel. Vítor Cândido de Souza, 1514
Vila Aeroporto - Mirassol - SP

1 de outubro de 2021
Auto Posto Paulistão de Santa Fé do Sul
Rodovia Euclides da Cunha, KM 625
Parque Industrial - Santa Fé do Sul - SP

Comentários