A nova consciência no século XXI



 Dr. Flávio Rodrigo Masson Carvalho – PhD Psicopedagogo - ABPp Nº de Inscrição: 13397 equilibriumtc@hotmail.com 

A consciência ou consciez é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência, senciência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia e ciência cognitiva.

Para Susan Greenfield, pesquisadora da Universidade de Oxford, a consciência  não é um lampejo, mas um contínuo de conexões dos seus neurônios, que vão ocorrendo do momento em que você nasce até o fim da sua vida. A cada nova experiência, seu cérebro faz uma representação mental que é armazenada em sua memória.

Quando questionado sobre a origem da consciência humana, o biólogo alemão Ernst Mayr, considerado o Darwin do século 20, respondeu com simplicidade: ela veio da consciência dos animais. Segundo ele, não há justificativa para considerá-la propriedade exclusiva da espécie humana.

A consciência reside  em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência – a zona quente posterior – não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.

No século XXI um novo tipo de ser humano surgiu e uma nova consciência aflorou.Um grande grupo de pessoas que entende que a amplitude da vida está muito além do que diz as religiões, os livros sagrados ou as antigas escrituras. 

Pessoas de todos os cantos estão utilizando parte de tudo que aprenderam, com as suas próprias experiências, com escrituras, com religiões e religiosos.

Esta nova consciência é a do amor e que a melhor filosofia é a de fazer o bem.  

Um dos conceitos que mais se expandiu no momento atual é o de que somos todos um. 

Estamos separados por corpos carnais diferentes, estamos todos inseridos dentro de um grande campo de energia que está em tudo e age sobre todos.

É ter consciência da própria condição de ser planetário e não simplesmente um indivíduo do bairro tal, da cidade tal, do time de futebol tal, do partido político tal, etc.

Consciência de que estamos todos conectados, somos parte de uma mesma raça – a humana.

Expansão da Consciência é o ato de compreender a relembrar quem sou eu mesmo aqui e agora. 

E sobre o Respeito, existe a máxima: “Não há necessidade de se apagar a luz do próximo para que a nossa possa brilhar.”

Entendendo que somos todos iguais, somos unidos pela mesma essência, somos todos um, e nos respeitando como seres humanos iguais, não faz sentido algum nos desentendermos, nos odiarmos, teríamos que nos entender, que nos amar.

A Evolução Humana trabalha a favor da “Expansão da Consciência”. Essa é nossa razão de existir!

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!

E o amor nos une, nos liberta, e fazer o bem, a si próprio e a todos, e a maneira correta de expressar o amor. Devemos colocar amor em todos os relacionamentos, familiares, amorosos, profissionais, sociais.

Esta nova consciência humana começou a perceber que a melhor religião é a do amor e que a melhor filosofia é a de fazer o bem.  Um dos conceitos que mais se expandiu no momento atual é o de que somos todos um. Isso quer dizer que mesmo que estejamos separados por corpos carnais diferentes, estamos todos inseridos dentro de um grande campo de energia que está em tudo e age sobre todos.

O termo Somos Todos Um é muito verdadeiro e significativo, pois ele fala que podemos até iludirmo-nos de que estamos separados uns dos outros, pobres de ricos, negros de brancos, ocidentais de orientais, contudo em termos da nossa essência, somos um único campo de força.

Ao considerar que o mundo em que vivemos é apenas uma amostra da realidade maior, podemos considerar pela visão espiritualista que o mundo extrafísico existe em justaposição ao nosso mundo material.

O primeiro requisito para que os relacionamentos deem certo é fazer com que as pessoas se amem o bastante para cuidar do corpo, da mente e do espírito.

A primeira certeza da vida é a de que mudanças e términos são inevitáveis, nada é permanente. Então mude já! Comece a se amar, e amar mais!

Como o plano centraldo universo é aevolução, você vai evoluir, pois você faz parte do universo, que você evolua com amor, e não através da dor. Escolha o amor, escolha amar!

Viver de bem com a vida, amando as pessoas, de todas as formas, é um detalhe que faz toda a diferença!

Honre seu caráter e valorize a sua  fé, pois só assim você poderá dormir com a  consciência  tranquila... Ter uma  consciência tranquila é ter a alma leve. Sua  consciência é a juíza que determina a sentença da sua vida. A felicidade de nossas vidas depende da serenidade da nossa consciência.

Busque a Equanimidade, ou seja, a serenidade de Espírito. Se comungue com o universo, seja parte da Consciência Uno, ame mais!

“Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles”, John Wooden

Comentários