Dia do Goleiro:- Minas conta com três jovens que prometem fechar o gol na Liga Nacional de Futsal

 O Minas, único time a disputar todas as edições da Liga Nacional de Futsal (LNF), está pronto para entrar em quadra em mais uma edição da principal competição do calendário nacional. O primeiro compromisso da equipe será contra o Tubarão, em Tubarão (SC). A estreia está prevista para o sábado (1/5), às 19h, com transmissão ao vivo pela LNF TV. Além de contar com a juventude do elenco que tem média de idade de 20 anos e forte poder ofensivo, o time comandado pelo técnico Peri Fuentes ainda tem a defesa como um dos pontos fortes. No Dia do Goleiro, celebrado em 26 de abril, o destaque fica por conta de um verdadeiro paredão formado pelos goleiros Françoar, Anderson e Lucas Bernardo, todos revelados nas categorias de base do Clube.

Goleiros Lucas Bernardo, Françoar e Anderson são fundamentais para o sucesso da equipe (Foto: Divulgação/MTC)Goleiros Lucas Bernardo, Françoar e Anderson são fundamentais para o sucesso da equipe (Foto: Divulgação/MTC)
O papel dos goleiros minastenistas ganhou ainda mais evidência após a conquista do tricampeonato da Taça Brasil de Futsal, de forma invicta. Na corrida ao título, foram cinco vitórias e um empate, totalizando 88,9% de aproveitamento. Com apenas quatro gols sofridos, o Minas foi dono da melhor defesa da competição - assim como do melhor ataque, com 22 gols marcados.

Assine LNF TV e assista aos jogos do Minas na temporada.

Uma das referências do time minastenista na posição é o Françoar, de apenas 20 anos. No Clube desde 2018, o atleta conquistou a medalha de ouro com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude e foi titular da equipe na Taça Brasil. Apesar de atualmente estar jogando com mais frequência, o goleiro reconhece o papel dos companheiros de posição. “Eu aprendo muita coisa com os outros goleiros. A responsabilidade como titular é grande, mas estamos prontos para buscar metas mais ousadas e brigar por títulos ainda mais expressivos”, afirma Françoar.

O treinador de goleiros, Samuel Alves, destaca que desde a base os atletas são formados para manter o padrão de jogo do time minastenista. “A principal característica é que são goleiros de muita velocidade, com uma técnica de reposição de bola que é muito específica do nosso jogo. É um processo de construção que começa no sub-13, com treinamentos específicos, mas o diferencial é a continuidade do trabalho de formação que faz com que eles estejam muito conectados com nossa forma de jogar”, conta Samuel.

Para o técnico Peri Fuentes, ter bons goleiros no elenco é fundamental para o sucesso do time. “Eu diria que o goleiro é 80% de uma equipe e nós estamos muito bem servidos com o Françoar, Anderson e Lucas. A função do goleiro hoje no futsal está muito mais ligada às coberturas defensivas e ao apoio do time no ataque, com chutes, passes e reposições de bolas rápidas de contra-ataque, por exemplo”, finaliza o treinador.

Comentários