Você sabe o que é pentecostal? O Canal Angelini mostra a diferença dessas doutrinas evangélicas

 Poucas pessoas sabem realmente as diferenças da religião evangélica pentecostal e neopentecostal e de suas crenças. Para explicar esses conceitos e os rituais desses cultos, o Canal Angelini entrevista o pastor evangélico Luciano Escala, da Comunidade Evangélica Vale de Benção. Graduado em Filosofia, fez Teologia, Pós-graduado em Bioética e Pastoral da Saúde. É diretor responsável pela Casa de Recuperação para Dependentes Químicos - Chácara VB e presidente da ONG - Instituto Viver na Bênção.

“Há uma diferença na linha de doutrinas e teologias entre as igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais, seguindo a teologia de Armínio e nas manifestações do Espírito Santo citado por Paulo. Acreditamos que a manifestação do Espírito Santo ocorre no dia de hoje. Cada igreja tem seu rito, dos ambientes silenciosos e introspectivos até cultos mais participativos. O interessante é estar alinhado à Deus, no ambiente que se sente melhor. Nasci no ambiente católico, fui Batista e hoje estou numa igreja neopentecostal porque acredito na concepção bíblica e onde me sinto bem”, explica o pastor Luciano Escala.


O movimento pentecostal teve início do século XX, em 1906, alinhada na trindade e baseada nos dons do Espírito Santo, realizam a ceia do Senhor uma vez por mês e realizam ações de caridade. O neopentecostal é um movimento dentro do cristianismo que surgiu no Brasil em meados dos anos 1970, usando a ideia da teologia positiva, determinativa, quebra de maldição e da teoria da prosperidade.

 

O programa com o pastor Luciano Escala estreia dia 28 de janeiro, no Canal Angelini, no Youtube. Um episódio muito esclarecedor.

 

Comentários