Temendo colapso, Leo de Brito aciona Ministério da Saúde sobre situação da Covid-19 no Acre

 

Publicado 

em 27/01/2021

Com os casos de Covid-19 crescendo diariamente de forma assustadora e com quase todos os leitos de UTI ocupados por pacientes em estado grave, o deputado federal Leo de Brito (PT) informou que vai acionar o Ministério da Saúde para que o governo federal possa apoiar o Acre neste momento.

O temor do parlamentar é que o sistema de saúde entre em colapso como acontece no Amazonas, Pará e Rondônia e que pessoas morram por falta de atendimento.

“A situação é extremamente grave. Eu, como deputado federal solicito ao governo do Estado a adoção de providências imediatas para que a necessidade dos pacientes que neste momento aguardam vagas em leitos em UTI, sejam atendidas, assim como a adoção de medidas concretas com relação ao agravamento da pandemia. É preciso evitar o colapso na saúde, por isso também estou comunicando a situação ao Sr. Ministro da Saúde para que o governo federal nos apoie nesse momento”, afirma Brito.

O deputado federal lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que ao atingir 85% de ocupação de leitos de UTI é preciso endurecer as medidas de distanciamento social.

“Minha intenção não é causar pânico, mas alertar a população, e cobrar das autoridades a adoção de medidas urgentes, uma vez que segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde, ao se atingir 85% de ocupação de leitos de UTI, é necessária a decretação de medidas duras de distanciamento social, e isso nesse momento não está sendo feito no nosso estado, o que pode indicar que em poucos dias que a situação pode se agravar ainda mais”, diz Leo de Brito.

Comentários