Poder em Foco: Presidente do Conselho Nacional de Educação é a entrevistada do programa

 

                                Rosean Kennedy, Maria Helena Guimarães e Demétrio Weber

A presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães , é a entrevistada do Poder em Foco neste domingo (31), no SBT. A socióloga fala sobre a retomada do ano letivo neste período de pandemia. Ela destaca os desafios do Brasil e os reflexos do fechamento das escolas no aprendizado dos alunos.

Maria Helena Guimarães assumiu o Conselho em outubro de 2020 e tem mandato de dois anos. O CNE avalia a política nacional de educação e a qualidade do ensino, além de garantir o cumprimento da legislação educacional.

Na entrevista, a professora comenta não só os desafios de voltar às aulas durante a pandemia como também a atuação do MEC nesse período e a necessidade de organizar o sistema híbrido de ensino, para compensar as perdas de 2020. Maria Helena faz também um alerta quanto ao aumento da desmotivação dos alunos, a falta de valorização dos professores e o aumento da evasão escolar.

Maria Helena Guimarães já foi secretária executiva do Ministério da Educação, no governo Michel Temer, e presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), no Governo Fernando Henrique Cardoso. Ela é a segunda presidente mulher do CNE, em 100 anos.

O Poder em Foco vai ao ar todo domingo, logo após o Programa Silvio Santos. É apresentado por Roseann Kennedy, que semanalmente recebe um jornalista convidado. Nesta semana é o jornalista Demétrio Weber, Fundador do Educa 2020

Comentários