HU-UFSCar inaugura Ambulatório de Especialidades

 Nova área tem 500m² e, dentre outros espaços, abriga 13 consultórios e salas didáticas


O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), vinculado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) inaugurou ontem, dia 27 de janeiro, o segundo andar do Bloco C, que irá abrigar o Ambulatório de Especialidades.
Ao todo, foram investidos R$15 milhões, cujo projeto também contempla a obra do andar térreo do Bloco C, que abrigará 54 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, prevista para entrega em janeiro de 2022, e a obra dos Blocos D e E, que abrigarão as áreas de apoio logístico, técnico e operacionais, com entrega para maio do próximo ano. O recurso foi disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh.
De acordo com Ângela Leal, Superintendente do Hospital, "este novo espaço irá abrigar os ambulatórios de especialidades que antes funcionavam em uma área adaptada; agora eles terão uma infraestrutura e equipamentos apropriados para o atendimento ambulatorial. Além disso, esta nova área possui espaço adequado para as atividades de ensino, já que os ambulatórios são rico campo de prática para a formação de alunos da área da Saúde", afirma.
O Presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, participou remotamente do evento e destacou que "quando existe um planejamento bem feito e um acompanhamento eficaz, os resultados aparecem. Ressalto ainda a atuação em rede da Ebserh e o apoio tanto à assistência quanto ao ensino, para termos um atendimento de saúde de qualidade ao mesmo tempo que formamos os melhores profissionais de saúde do País".
Para a Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis, a parceria com a Ebserh resultou em um salto de qualidade para o HU. "Com a chegada da Ebserh, tivemos um avanço de interação do compromisso entre ensino e atendimento à sociedade, uma maior liberdade para pensarmos não só em contratações, mas também para isso que estamos fazendo agora, que é poder ter unidades, maior flexibilidade para construção, maior integração entre os sistemas do município", declarou.

Infraestrutura
Com um total de 500m², o espaço conta com 13 consultórios ambulatoriais (sendo um consultório oftalmológico), quatro salas didáticas (duas salas de aula, uma sala de docentes e uma sala de estudo), uma sala de ultrassonografia, posto de serviço, sala de enfermagem, sala de espera e recepção.
Em virtude da pandemia e para evitar aglomerações, o evento de inauguração foi online e a cerimônia está disponível no canal do HU-UFSCar no Youtube (https://youtu.be/bk6Lz6kdn3I).

Sobre a Rede Ebserh
O HU-UFSCar integra a Rede Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao MEC, a Empresa foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.

anexos:

    Um dos consultórios da nova instalação do Ambulatório de Especialidades do HU (Foto: HU-UFSCar)

Comentários