O trabalho de abertura foi iniciado em 2019 com a meta de diversificar a pauta exportadoraO
Brasil conquistou a abertura de 100 novos mercados para produtos da
agropecuária nacional desde janeiro de 2019. O mais recente é exportação
de suínos (reprodução) para a Colômbia.
O trabalho de abertura
de mercados externos não contempla apenas a venda de produtos
tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes,
mas de diversos produtos da cadeia agrícola, como castanhas, chá,
frutas, pescados, lácteos e plantas, atendendo ao objetivo do Ministério
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de diversificar a pauta
exportadora brasileira.
“Isso significa novas oportunidades para
os produtores brasileiros que vêm trabalhando com afinco e demostrando
muita resiliência, mesmo passando por uma pandemia. Acredito muito na
competência e competitividade dos nossos produtores e essas aberturas
refletem a intenção do Mapa em diversificar cada vez mais nossa pauta de
exportação”, destaca a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e
Abastecimento).
Entre as aberturas de produtos não tradicionais
estão Castanha de Baru para a Coreia do Sul, mudas de coco para a
Guiana, Castanha do Brasil para Arábia Saudita, milho de pipoca para
Colômbia, gergelim para Índia, mudas de eucalipto para Colômbia, ovos
com casca para Singapura e abacate para Argentina.
Foram abertos
mercados para produtos de alto valor agregado, como material genético
avícola para os Emirados Árabes Unidos e Marrocos e embriões equinos
para os Estados Unidos.
Regiões
Dos 100 novos
mercados, 45 são na América (Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos,
México, Canadá, Guiana, Equador, Venezuela, Guatemala e Bolívia); 40 na
Ásia (Arábia Saudita, China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Emirados
Árabes, Índia, Japão, Malásia, Indonésia, Taiwan, Irã, Tailândia,
Mianmar, Singapura e Qatar); 14 na África (Egito, Marrocos e Zâmbia) e
um na Oceania (Austrália), conforme dados da Secretaria de Comércio e
Relações Internacionais do Mapa.
Mesmo com os impactos da pandemia do coronavírus, a maioria dos processos de abertura foi concluída este ano, com 66 mercados.
Países
Os
novos mercados envolvem 30 países. Isso porque algumas nações passaram a
importar mais de um produto agrícola do Brasil. Cada novo mercado
corresponde a exportação de um produto. Nesse sentido, houve uma
ampliação significativa com os vizinhos sul-americanos, com a abertura
de 17 novos produtos para a Argentina, oito para a Colômbia e seis para a
Bolívia.
“Abrir um mercado é abrir uma porta. E estou certa de
que trabalharemos juntos para que nossos produtores de fato passem por
ela”, afirma a ministra.
Na Ásia, Singapura e Mianmar abriram
sete novos mercados, cada um, para os produtos brasileiros. Na África,
Egito abriu oito mercados.
Categorias por produtos
Os
produtos derivados de aves (carnes, miúdos e farinhas) estão entre os
mais procurados, totalizando 13 aberturas, assim como 11 de bovinos,
nove de plantas, oito de produtos suínos, oito de material genético
bovino, sete de lácteos e cinco de frutas.
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